O leite de vaca é um produto muito barato pelos níveis nutricionais e os benefícios que ele possui.
Vejam bem: Um bezerro quando nasce, ele pesa em torno de 33 kg e se comporta com um monogástrico. Ele ainda não é um ruminante, portanto não ingere capim. Até a quarta semana de vida, ele sobrevive e ganha peso somente ingerindo leite da mãe. Nestas quatro semanas ele passa de 33 para 42 kg, portanto ganha 0,345 kg de peso por dia somente com leite. É verdade que o animal tem genética para este desenvolvimento, porém sem os nutrientes isto não seria possível. O Leite de vaca, mesmo pasteurizado é rico em nutrientes, dos quais nós necessitamos diariamente.
O Leite de vaca é composto por 12 a 13% de sólidos totais, dos quais os carboidratos (lactose vai de 3,6 a 4,8%), a proteína varia em torno de 3,4 a 4,0%, gordura gira em torno de 4,0%.
Um nutriente de muita importância do leite é o Cálcio. 100 ml de leite possuem 107 mg de cálcio. Há outras forma de se ingerir cálcio, como couve, brócolis, feijão, branco, castanhas, espinafre, etc. Estes vegetais são rios em cálcio, no entanto possuem fibras (taninos, fitatos, outros tipos de fibras), que impedem a absorção deste mineral em sua maioria. Já o leite com a presença de caseína, fosfolipídios, lactose e proteínas facilitam a absorção e quase a totalidade do cálcio é absorvido.
Segundo o Dr. Dráuzio Varella, o cálcio atua na redução da pressão arterial, na prevenção da osteoporose, desde que ingerido juntamente com fontes de vitamina D, e prevenção do diabetes tipo II. Portanto, o leite e seus derivados trazem muitos benefícios à saúde humana.
O inconveniente do leite é para pessoas que tem doença de Crohn, Úlceras gástrica e refluxo, isto também citado pelo Dr. Varela.
O leite e seus derivados merecem destaque por constituírem um grupo de alimentos de grande valor nutricional, uma vez que as proteínas são de grande valor biológico, além de conter uma série de outros minerais, nutrientes estes que juntamente com o cálcio, são fundamentais para a formação e manutenção da estrutura óssea do nosso organismo.
Dentre a composição das proteínas a maioria é a caseína, que atua no metabolismo transportando os minerais no sangue. As Beta lacto globulinas que atuam como possíveis efeitos antioxidantes e anti-hipertensivo. Já as Imunoglobulinas são as responsáveis para manter ativo nosso sistema imunológico, que principalmente na fase do Covid 19 que estamos atravessando, ter nosso sistema imunológico ativo é de grande importância e poderá nos defender da invasão do coronavírus.
São muitas as função dos componentes existentes no leite, além de ser um alimento saboroso que nos permite confeccionar outros produtos derivados dele. Por isso foi que eu disse no início. “O LEITE É MUITO BARATO PELA GRANDE QUANDIDADE DE BENFÍCO QUE NOS TRAZ”.
- Fartura
- Colunas