Na manhã da última quinta-feira (3) foi realizada a testagem da covid-19 no Asilo São Vicente de Paulo na cidade de Timburi. Através do projeto “Corona Zero”, uma campanha entre o Rotary Brasil em Parceria com o Hepatite Zero, programa visa prevenir os assistidos contra a contaminação do coronavírus nos asilos. Os rotarianos de Bernardino de Campos numa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, fizeram os testes em todos os funcionários na entidade e os idosos que lá residem.
O procedimento que foi aplicado é do tipo RT-PCR, exame é coletado por secreção naso-orofaringe e a amostra é obtida por meio de swab (cotonete), considerado o mais eficiente no diagnóstico da doença. “A realização dos testes foi de grande importância com o apoio da Secretaria de Timburi que fez a retirada dos testes com o apoio da equipe de enfermagem. Agora este material coletado foi encaminhado para analise laboratorial em São Paulo”, comentou a assistente social do asilo, Jaqueline Santos. É oportuno salientar que esta proibida a entrada de pessoas no Asilo, para evitar que alguma pessoa assintomática possa contaminar os idosos.
Segundo a enfermeira do centro de saúde, Amanda Baia além de estarem no grupo de risco pela idade, os idosos das instituições, muitas vezes, possuem alguma doença crônica, o que os tornam ainda mais vulneráveis ao novo vírus. “Queremos enaltecer esta iniciativa do Rotary e afirmar que nossa equipe da saúde tem feito frequentemente o monitoramento dos idosos e funcionários que trabalham no Asilo. Vamos adquirir 500 testes e nesta ocasião, tivemos a oportunidade de receber as orientações de um enfermeiro da Santa Casa de Bernardino de Campos, que explanou os procedimentos na realização destes exames”, menciona.
De acordo com o membro do Rotary, Silvio Henrique Benetti o asilo foi cadastrado para ser contemplado com esta parceria. “Gostaríamos de agradecer a acolhida da diretoria da entidade e o apoio que tivemos do município. A parceria com esse grupo que está aqui nos ajudando e a gente sabe que, se não fosse com a ajuda deles, não teríamos condições de fazer esse exame em todos. Foram mais de 40 testes feitos entre os moradores e funcionários”, ressaltou o rotariano Silvio Henrique Benetti.
Vale lembrar que durante toda a pandemia, nenhum dos idosos teve covid-19. Segundo o enfermeiro do Asilo, Nilton Donizetti dos Santos a equipe de servidores que trabalham na entidade são orientados a seguirem todas as medidas de segurança, para evitar o contágio da doença. “Os idosos que vivem aqui não saem e nem tem contato com os parentes, mas nós estamos mais suscetíveis ao vírus, por este motivo temos que ter esta consciência, para não colocar em risco a vida dos asilados. Seguimos todos os protocolos de higienização e equipamentos de proteção individual para nos proteger”, frisou o enfermeiro.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Saúde