O prefeito de Avaré, Jô Silvestre destaca que nesta semana esteve visitando as instalações da nova “Granja Raiar”, que iniciou as obras na cidade há poucos meses.
A granja fica localizada na região do bairro Ponte Alta, tem 172 hectares e dará início nas suas atividades em dezembro de 2021. A projeção é que em pouco meses será a maior do Brasil na produção de ovos orgânicos, com a criação de quase um milhão de galinhas “caipiras”.
A granja conta hoje com uma das maiores fábricas de rações orgânicas já instaladas no Brasil, além de produzir insumos para uso também poderá atender outros setores consumidores de rações.
Parte da tecnologia é importada da Holanda, ao todo serão construídos 32 galpões de 3000 m² cada, além de escritórios, estacionamento , expedição , armazenamento , indústria de embalagens e demais departamentos para higienização e classificação de ovos.
A produção e normas estabelecidas pelo mapa sugerem que ovos orgânicos devem ser produzidos em um sistema de manejo equilibrado, que respeite a sustentabilidade do solo e de todos os recursos naturais envolvidos. As galinhas devem se alimentar somente de ingredientes cultivados sem agrotóxicos, fertilizantes e transgênicos. Além disso, as aves devem ter espaço para se movimentar livremente. Para receber a certificação de produção orgânica, a galinha também não pode ser medicada com antibióticos ou remédios que estimulem o crescimento do animal.
“Acompanharam a nossa visita, os diretores da Raiar, e funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura. Ao todo a expectativa é a geração de centenas de empregos diretos, além dos indiretos. A vinda da instalação da granja Raiar teve e tem o total apoio da Prefeitura Municipal”, destaca o prefeito de Avaré, Jô Silvestre.
- Avaré