Com a entrega, a população já conta com mais de 900 equipamentos que oferecem serviços de diversos órgãos; mais facilidade, autonomia e comodidade à disposição de todos
O Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, entregou nesta quinta-feira, 23 de junho, 240 novos totens de autoatendimento do Poupatempo. Os equipamentos serão distribuídos após convênio com municípios paulistas. Com isso, a população terá acesso a mais de 100 serviços municipais e estaduais de forma rápida, segura e acessível.
O modelo dos totens se assemelha à tela de tablet e conta com leitor biométrico de maior precisão, para facilitar as solicitações de documentos como RG, CNH e desbloqueio do cartão Bolsa do Povo. Os equipamentos também já vêm com scanner para realizar upload de arquivos, caso seja necessário. Até então, 681 máquinas operavam em 311 localidades de todas as regiões. Com a entrega de hoje, já são mais de 900 totens em pleno funcionamento. O objetivo é que em breve eles estejam presentes em todas as 645 cidades do estado.
“Essa é mais uma grande conquista para São Paulo. O Poupatempo, o programa mais bem avaliado do estado, segue em plena expansão para funcionar em sua totalidade. Mais modernos e tecnológicos, os totens disponibilizam serviços públicos de qualidade, de maneira prática, confiável e eficaz, sem burocracia”, afirma o Governador.
Com o avanço dos atendimentos eletrônicos, o Poupatempo ampliou a oferta de serviços nos canais digitais que, até o momento, já somam 210 opções. Além do portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo Poupatempo Digital, os totens têm um papel importante para os usuários, que economizam tempo, concluindo suas solicitações diretamente pelo equipamento.
“Além das novas unidades físicas mais modernas, compactas e integradas ao Detran.SP, também já temos postos 100% digitais e mais de 200 serviços disponíveis nas plataformas eletrônicas. Agora, por meio dos totens, a meta é que o programa alcance todos os municípios paulistas, levando mais cidadania para toda a população”, reforça o diretor da Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que administra as unidades do Poupatempo –, Murilo Macedo.
Somente neste ano, cerca de 360 mil atendimentos foram realizados nos totens. Desde a implantação dos primeiros equipamentos, há quatro anos, já são mais de 960 mil serviços concluídos. Entre os mais procurados, estão os do Instituto de Identificação (IIRGD), como segunda via do RG e Atestado de Antecedentes Criminais, os do Detran.SP, como renovação, segunda via de CNH e substituição da permissão para dirigir, além de atendimentos da Sabesp, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Procon, Secretaria da Fazenda, da Educação, Desenvolvimento Econômico, e de diversas prefeituras.
As taxas podem ser pagas com o cartão de débito bancário, no momento da solicitação. No caso do RG e da CNH, o cidadão tem a opção de receber os documentos em casa, pelos Correios.
Além de unidades do Poupatempo, os totens estão disponíveis em estações do Metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, CIC e postos do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Para informações sobre os endereços, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br e clicar na opção “Locais de Atendimento”.
Assim como o portal e aplicativo, os totens também permitem o agendamento de data e horário, obrigatório para quem precisa passar pelo atendimento presencial em alguma unidade do Poupatempo.
Assistente virtual e Prêmio Datafolha
Durante a ocasião, o Governador Rodrigo Garcia também apresentou o novo canal de atendimento via WhatsApp do Poupatempo, o assistente virtual “P”. Agora reformulado, em uma versão mais moderna e tecnológica para funcionar via celular, o chatbot oferecerá informações sobre diversos tipos de serviços públicos, como Bolsa do Povo, CNH, veículos, trabalho, emprego e previdência, agendamentos, carteira digital de vacinação contra a Covid 19 e serviços eleitorais.
A ferramenta ainda utiliza linguagem de perguntas e respostas, facilitando a interação com o cidadão. Para usar o menu navegável, basta escolher o número da opção desejada e o usuário será direcionado ao serviço. O número para conversar com o P é o (11) 95220-2974.
Garcia ainda aproveitou para homenagear e parabenizar os mais de 10 mil colaboradores do Poupatempo pelo resultado da pesquisa externa, encomendada pela Prodesp, que atingiu quase 99% de satisfação dos usuários de todo estado. Também foi celebrada a conquista do 8º prêmio Datafolha, em que os próprios cidadãos escolheram o Poupatempo como melhor serviço público de São Paulo.
Em pouco mais de três anos, o Poupatempo mais que dobrou a quantidade de postos físicos de atendimento, de 71 para 150. Esse foi o maior crescimento da história do programa em seus quase 25 anos de existência. Até o final do ano a meta é chegar a 200 unidades em funcionamento. Além disso, os serviços digitais saltaram de sete, no início da gestão, para os atuais 210. Ainda em 2022, serão pelo menos 240 opções.
- Geral