Fio ou fita dental, qual devo usar?
Para uma adequada higienização da cavidade bucal, o uso do fio ou fita dental é tão importante quanto a escova e o creme dental. Enquanto a escovação é importante para a limpeza das faces dos dentes, a fita e o fio dental irão promover a limpeza da área interdental, espaço entre os dentes.
No mercado são encontrados diferentes produtos desta categoria, sendo assim, o consumidor pode ter dúvidas sobre qual levar para a casa. Apesar da escolha e adaptação ser individual, algumas características devem ser levadas em consideração para que o consumidor encontre o produto mais apropriado, que atenda suas necessidades e expectativas.
Primeiro ponto é o formato, a fita dental é mais fina e achatada, enquanto o fio costuma ter uma área menor de formato cilíndrico. Outra diferença entre os produtos da categoria é o número de filamentos, podendo ser de filamento único (monofilamentado) ou de diversos filamentos (multifilamentado). Isso se dá pelo material usado para fabricação de cada produto, podendo ser de PTFE, nylon, seda, entre outros materiais. O rompimento ou desfamento dos fios monofilamentados são menos prováveis comparados aos multifilamentados.
Além disso, os fios podem diferenciar-se quanto ao enceramento, podendo ser encerados ou não. Os produtos encerados tem a proposta de facilitar o deslizamento do mesmo pela superfície entre os dentes. Além disso, também pode ter um aroma específico, produzindo uma sensação maior de limpeza, por meio da refrescância do componente, como a menta ou hortelã.
Alguns produtos especiais, podem ainda ter características especiais como uma extremidade rígida para que sua inserção seja facilitada, entre o aparelho, contenções e prótese fixas. Com essa finalidade há disponível dispositivos, como o passa-fio.
Ainda sobre as facilidades, é possível encontrar o fio dental em forquilha, opção bastante popular entre odontopediatras, para facilitar a dificuldade motora. Uma outra opção ao fio dental são as escovas interdentais, bastante eficientes nos casos de diastemas (espaços entre os dentes), essas escovinhas são encontradas em diferentes tamanhos.
Em geral, todos os fios dentais disponíveis no mercado atendem a proposta de redução de placa e melhora da saúde da gengiva. Através da experimentação dos fios com auxílio de um dentista, é possível encontrar o melhor produto para cada caso.