Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Cerqueira César (SP), o filhote pode ter se perdido da mãe ao sair para caçar. Queimadas podem ter contribuído também.
Os moradores de uma casa no bairro São Lucas, na cidade de Cerqueira César, no interior de São Paulo, foram surpreendidos por uma visita inusitada na manhã desta segunda-feira (16). Uma onça-parda "invadiu" o quintal da casa da família.
Os moradores ligaram para o Corpo de Bombeiros, que acionaram a Defesa Civil para resgatar o animal.
O secretário de Meio Ambiente e Agricultura do município, Tiago Godoi, que também é biólogo, esteve no local e identificou que se tratava de um filhote da espécie onça-parda ou puma, também conhecida no Brasil por suçuarana. O animal pode ter se perdido da mãe por dois fatores:
"A gente já tinha alguns relatos de avistamento de uma onça, uma fêmea adulta com esse filhote. Eu acredito que seja por uma época de desmame e ele está começando a caçar sozinho, a ter um pouco mais de independência e acabou se perdendo da mãe. O fator 'queimadas' também pode ter afetado em alguma questão."
O animal foi encaminhado ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) de Botucatu (SP) para o atendimento veterinário necessário. Posteriormente, deverá ser devolvido ao seu habitat.
De acordo com a prefeitura, esta é terceira vez que um animal visita a área urbana do município. O resgate do felino mobilizou a Polícia Militar, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, a Diretoria de Saúde e a Defesa Animal.
Por g1 Itapetininga e Região