O animal estava ferido e foi encontrado por trabalhadores durante a colheita de cana-de-açúcar na zona rural de Cerqueira César (SP)
Um filhote de onça-parda foi resgatado com um ferimento na perna na manhã desta segunda-feira (6) em uma área rural de Cerqueira César (SP). O animal foi encontrado por trabalhadores durante a colheita de cana-de-açúcar.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e coordenador da Defesa Civil do município, Thiago Luiz Parra de Godoi, os funcionários acionaram a secretaria ao perceberem o animal ferido entre a palhada da cana. “Ele tinha um ferimento na pata e, de imediato, fizemos o transporte para o Cempas, em Botucatu, no Hospital Veterinário Especializado em Silvestres”, contou.
De acordo com o biólogo, o filhote tem cerca de 30 a 45 dias de vida e foi levado às pressas para atendimento. “Na correria para socorrer, nem deu tempo de fazer a sexagem. Ele foi encaminhado e já recebeu os primeiros socorros. O ferimento é considerável, mas acredito que, com o tratamento adequado, é tratável”, explicou.
Thiago afirma que ainda não é possível saber o que causou o ferimento nem por que o animal estava sozinho. Segundo o biólogo, ele pode ter se perdido da mãe durante uma caçada ou se assustado com o maquinário da colheita. "As onças costumam esconder os filhotes enquanto caçam, então pode ter sido uma combinação de fatores. Amanhã devo voltar ao local para verificar a área e ver se há mais filhotes”, completou.
O filhote está sob cuidados no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), da Unesp de Botucatu, que recebe, trata e reabilita animais selvagens e pets não convencionais.
O secretário também destacou a importância do contato rápido com as equipes de resgate, especialmente em casos de animais feridos. Em Cerqueira César, os contatos são:
Defesa Civil: (14) 99870-1241
Secretaria de Meio Ambiente: (14) 3714-2320
Por g1 Itapetininga e região