Município compõe a região do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, entre os estados de Paraná e São Paulo
A cidade de Fartura é considerada a “Pérola do Vale” da região do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, entre os estados de Paraná e São Paulo, que é uma Área Especial de Interesse Turístico, denominada de Angra Doce e criada pela Lei Federal nº 13.921, de dezembro de 2019, de autoria do deputado Capitão Augusto, aprovada pela Câmara e Senado Federal e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.
A criação desta área especial reconheceu a alta potencialidade turística da região, cujo nome é derivado de Angra dos Reis, devido à semelhança das belezas naturais de ambas, sendo um grande apoio aos cinco municípios paranaenses e dez paulistas que a integram. Assim sendo, estimula a priorização de investimentos públicos para o desenvolvimento do turismo, tanto em infraestrutura quanto em equipamentos turísticos. Como área especial de interesse turístico, em caráter oficial, a região passou a ter maior visibilidade, ampliando a possibilidade de investimentos privados.
Fartura conta com uma belíssima represa, a qual conta com vários ranchos particulares, muitos destes são alugados para turistas; a Ponte Benedito Ribeiro Garcia faz divisa com Carlópolis (PR), e é considerado um dos lugares com o pôr do sol mais lindos da região; cachoeiras também são encontradas na cidade, assim como mirantes e vistas deslumbrantes.
Camping Guiomarana é particular, e é um local muito procurado pelos turistas, principalmente pela sua vista privilegiada.
A cidade ainda conta com muitos outros atrativos turísticos, dentro e fora da cidade que a caracterizam com a “Perola do Vale”.
A região, como dita é formada pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes e seu entorno, abrangendo uma área de 400 km² composta por 15 municípios, sendo 10 no estado de São Paulo (Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Barão de Antonina, Bernardino de Campos e Itaporanga) e mais cinco do Paraná (Jacarezinho, Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos e Salto do Itararé).