Na terça-feira 07 de dezembro de 1993, foi promulgada a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas – lei nº 8.742) que define os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. Com esse marco o Brasil passa a comemorar nesta data o Dia Nacional da Assistência Social.
Após, 17 anos de avanços significativos, o país comemora o amplo processo de pactuação entre gestores, usuários e sociedade civil organizada. Em Fartura, a Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social, conta com 80 colaboradores efetivos, que atendem à municipalidade.
Ainda mantém parceria com entidades do 3º Setor, como GAMA, OSAAF, Lar São Vicente de Paula e APAE. “Hoje não poderia deixar de prestar uma homenagem a essa área que tanto faz pela população. Tenho a honra de acompanhar de perto o trabalho de colaboradores tão competentes que doam muito mais que cestas; mas seu amor, carinho e dedicação”, destaca o coordenador da Pasta, Luís Ricardo Leme, Caco.
“Trabalhar na Assistência Social é compreender e acolher o outro, independente de crenças ou escolhas pessoais. É ser humano atendendo outro ser humano. É orientar e ressignificar vidas. Parabéns e gratidão a toda nossa equipe e por serem tão maravilhosos no que fazem!”, conclui.
Fartura conta com dois centros de referência em assistência social, que trabalha com a proteção básica; com o serviço de proteção especial; Projeto Recriar e Criança Feliz que funcionam na sede da Coordenadoria; além do serviço de fortalecimento de vínculos que é o Espaço Amigo, Centro de Convivência do Idoso; serviços de acolhimento; atendimento às pessoas em situação de rua e o Cadastro Único conta com 7,5 mil famílias cadastradas no município.
- Fartura