Segundo a família, por causa do diabetes, moradora de Itapeva (SP) desenvolveu outros problemas de saúde, como insuficiência renal e doença pulmonar. Ela está em coma na Santa Casa.
Uma família de Itapeva, no interior de São Paulo, está fazendo uma campanha para doação de sangue a uma idosa de 67 anos que está em coma na Santa Casa da cidade.
De acordo com parentes, Nildes Maria de Assis sofre de diabetes e teve que ser internada no último dia 24, depois que o quadro de saúde dela se agravou.
Segundo a família, por causa do diabetes, a idosa desenvolveu outros problemas de saúde, como insuficiência renal e doença pulmonar obstrutiva crônica.
Além das condições clínicas, a família explicou que o estado de saúde de Nildes piorou com o surgimento de uma ferida. Por conta da lentidão na cicatrização, ela perdeu muito sangue e passou a depender de transfusões.
Em Itapeva, as doações de sangue podem ser feitas diretamente no hemonúcleo da Santa Casa.
A neta da idosa, Eloá Gomes, contou ao g1 que o procedimento é realizado diariamente e que vários parentes se mobilizaram para doar sangue nos últimos dias. No entanto, o estoque do hemonúcleo continua baixo.
Os moradores interessados em fazer uma doação devem ir até a Santa Casa de Itapeva, que fica na Rua Mário Prandini, nº 935. As doações podem ser feitas de segunda a quinta-feira, das 7h às 14h.
Para ser um doador de sangue no Brasil, é preciso ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos), estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50kg. Menores de 18 anos podem doar apresentando autorização dos responsáveis.
Informações: g1 Itapetininga e região