A Etec de Itararé e a escola Nhonho Braga de Piraju também figuraram na lista que apresenta as 50 melhores
Recentemente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou as notas das escolas públicas do estado de São Paulo tiraram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Sendo que a Escola Técnica Estadual (Etec) “Professora Terezinha Monteiro dos Santos”, da cidade de Taquarituba tirou a maior nota da região, sendo 6,3, a credenciando como a 29ª melhor escola pública estadual; além de ser a 67ª mais bem-conceituada de todo o Brasil.
Outras escolas da região que foram destaques são: Etec de Itararé que figura na 43ª posição do estado de São Paulo e escola Nhonho Braga Coronel (Piraju), que está na 45ª posição, ambas com 6,1 de nota.
A cidade de Barra Bonita que fica na região de Araraquara atingiu nota de 6,5, a deixando com a 8ª melhor nota de todo o estado de São Paulo.
Para se ter uma ideia da importância destas notas das escolas da região, as cinco melhores colocadas ficam todas na ou próxima à capital paulista: em 1º lugar está a Etec Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes; em 2º a Etec Irmã Agostina, em São Paulo; em 3º a Etec de Embu, em Embu das Artes; em 4º a Etec Professor Basilides de Godoy, em São Paulo; e em 5º a Etec de Taboão da Serra.
IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
- Taquarituba
- Geral