A equipe da Vigilância Sanitária (VISA), de Fartura, imunizou 335 animais dos bairros Pinheirinho e Barra Seca, nos dias 4 e 5 de maio. São cães e gatos que estão vacinados e não correm risco de serem contaminados pela Raiva Animal. A campanha de vacinação antirrábica foi suspensa pela Secretaria Estadual da Saúde, que seguiu recomendações do Ministério da Saúde para redução do risco de contágio pela Covid-19, entre os humanos.
De acordo com o supervisor da VISA, Mauro Bueno, a vacinação é realizada conforme envio de doses pelo Governo do Estado de São Paulo. “Dependemos da chegada dos imunizantes e de um cronograma específico, definido pela equipe de Avaré”, salienta. Segundo o Instituto Pasteur, serão liberadas aplicações para a realização das estratégias de vacinação de rotina e não estão autorizadas campanhas que gerem aglomeração.
Primeiramente serão imunizados os animais da zona rural e depois da urbana. Isso se deve ao maior contato dos cães e gatos com morcegos, que atualmente transmitem a Raiva no Estado de São Paulo. Mauro explica que como não haverá campanhas comunitárias contra a Raiva, devido aos riscos de infecção pelo Coronavírus. A equipe passará em todas as casas do município. “Até dezembro, segundo previsão, todos os cães e gatos de Fartura devem estar protegidos contra a doença”, explica.
O supervisor esclarece que os moradores devem ficar tranquilos porque a equipe passará nas casas, vacinando os animais. “Os farturenses que trabalham e não permanecem em suas residências, serão orientados a acionar nossa equipe para que façamos a imunização dentro do horário previsto pelo munícipe”, acrescenta Mauro. “Estamos nos organizando para atender toda a demanda”, conclui.
Para mais informações, basta entrar em contato pelo (14) 3308-9402.