Em meio a um momento de grandes incertezas e medos, a equipe educacional de Sarutaiá não tem medido esforço para garantir uma educação de qualidade aos alunos da rede. Tendo iniciado o ano letivo no mês de fevereiro com a oferta de atividades remotas aos alunos possibilitou que o vínculo com a escola fosse mantido e não perdessem o contato com a Educação Escolar. Professores, gestores e demais funcionários da Educação se mobilizaram para dar o suporte de acompanhamento necessário aos alunos com o objetivo de amenizar os impactos que a pandemia tem trazido.
As atividades são disponibilizadas diariamente através dos grupos de whatsapp das turmas, através do site da prefeitura municipal, bem como de maneira impressa aos alunos que ainda não possuem acesso aos meios tecnológicos. O plano de retorno das atividades presenciais está pronto desde o final do ano de 2020, porém o momento exigiu prevenção, cuidado e muita cautela e por isso os alunos ainda não puderam retornar ao espaço físico escolar.
Recentemente, o primeiro bimestre letivo foi encerrado e os professores puderam fazer um balanço das devolutivas dessas atividades e constataram que 85% dos alunos estiveram comprometidos com a proposta pedagógica da rede municipal, porém foi possível avaliar através de uma mensuração presencial o grau de aprendizagem dos educandos. Embora o esforço venha sendo grande por parte dos educadores, foi visualizado em muitos alunos as lacunas de aprendizagens que a pandemia trouxe.
Diversas ações foram discutidas e pensadas para os próximos dias. As aulas têm sido planejadas de acordo com a necessidade de cada turma e passam por reformulações constantes a fim de atender as especificidades dos alunos. Estratégias de comunicação com as famílias estarão sendo melhoradas e a implementação de uma nova ferramenta digital vem sendo uma das apostas da Coordenadoria. Materiais didáticos foram entregues aos alunos com o propósito de auxiliar no processo de aquisição de conhecimentos.
“Não tem sido fácil acompanhar o desempenho de nossas crianças de maneira distante. Sabemos que as famílias estão se esforçando muito para que seus filhos realizem as atividades propostas, mas as intervenções pedagógicas ocorridas na casa jamais chegará próximo daquilo que o educador faz no ambiente escolar; afinal um professor estuda especificamente para isso e sabe conduzir a cada um de seus alunos no caminho do conhecimento e do sucesso escolar. Muito nos entristece saber que as consequências dessa pandemia serão sentidas pela Educação e por isso estamos nos preparando muito bem para esse retorno”, explicou a Diretora da Educação Elenilda Barrado.
Elenilda ainda pontuou que o trabalho de formação continuada aos professores tem sido bastante intenso para que nos próximos dias seja oportunizado aos alunos um ensino híbrido de qualidade. Lembrou ainda que em meio às dificuldades financeiras que o mundo vem vivendo, os investimentos financeiros da Educação Municipal estão voltados nesse momento para dar suporte ao retorno presencial de qualidade aos alunos. Esse retorno está previsto para ocorrer no próximo dia 10 de maio com horário flexível aos alunos, professores e funcionários.
“Embora esse retorno seja de caráter facultativo, estamos nos organizando para que ele seja conduzido com muita responsabilidade e prudência. Os alunos precisam de seus professores, assim como os professores precisam estar próximos de seus alunos, mas em tempos de pandemia todo cuidado é pouco. A Educação se concretiza na troca; nessa troca de saberes nos constituímos como pessoas e consequentemente como cidadão melhor para a sociedade. Não paramos e pretendemos trabalhar incansavelmente para que nossas crianças não sejam ainda mais prejudicas. Agradecemos o apoio recebido da administração e em nome do prefeito municipal Isnar Freschi Soares, estendo os meus mais sinceros agradecimentos à equipe de trabalho da Educação Municipal. Aos poucos a vida vai tomando seu lugar”, conclui Elenilda.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Região