“Para mim foi uma novidade. Nunca tive a oportunidade de fazer uma palestra á distância. Claro que nesta época de Covid, é preciso ter a máxima cautela e as novas tecnologias vêm com muita força”, falou nosso colunista.
“Fui convidado pelo Rotary Jurumirim. Conversamos sobre o tema com a presidente Silmara e o câncer de intestino pareceu-nos perfeito”, disse o Dr. Paulo.
O médico explicou que o câncer de intestino é o 2º mais comum no mundo, vindo logo atrás do câncer de mama (mulheres) e próstata (homens). Mas pode ser bastante sério, sendo a 3ª maior causa de mortalidade por câncer no Brasil.
“O mais importante é que existe prevenção para o câncer de intestino” afirmou o Dr. Paulo. “E a melhor prevenção é a colonoscopia”, completou.
O médico explicou o que é a colonoscopia e falou sobre o temido preparo. “Temos que deixar o intestino bem limpo. Há várias formas de preparo, mas é preciso saber todas as alternativas”, disse o médico. “Dessa forma, o preparo será personalizado”, completou. O Dr. Paulo disse que o preparo é diferente de acordo com cada pessoa. “Um senhor de idade tem características diversas de uma moça jovem. O preparo deve se adequar ao paciente”. E mais: “As vezes conheço clínicas ou até hospitais que usam um mesmo tipo de preparo para todos. Há uma enorme diferença entre uma moça de 20 anos e um senhor de 70. Os preparos devem se ajustar a cada pessoa”, disse. “Um local que não considere cada paciente e só use um tipo de preparo está fadado ao fracasso. Deve-se personalizar sempre”, enfatizou o médico.
Um dos pontos mais importantes foi sobre quem deve fazer a prevenção.
“A colonoscopia é indicada em todas as pessoas acima dos 50 anos, mesmo sem sintomas”, disse o Dr. Paulo. “Isso salva vidas”.
Pessoas com parentes próximos com câncer de intestino também devem fazer prevenção.
O Dr. Paulo completou a palestra online resumindo as recomendações, em especial a de que a Colonoscopia deve ser sempre feita em qualquer pessoa acima de 50 anos. Pediu que os rotarianos espalhassem isso para outras pessoas. Também, como é habitual em suas aulas, mostrou imagens de bichinhos (filhotes) entre os slides. “Não devemos falar só de doenças. O médico deve ter sensibilidade para conseguir entender a fragilidade dos pacientes”, afirmou.
Ao Sudoeste o Dr. Paulo fez grandes elogios ao Rotary. “Tenho orgulho de ser Rotariano. E foi uma honra fazer uma palestra com o Rotary Avaré Jurumirim e o Rotary Cerqueira César. Ainda mais com a chance de fazer online, o que para mim é novidade. Isso mostra o quanto os rotarianos abraçam as inovações”.
QUEM É O MÉDICO E QUAL SUA LIGAÇAO COM A REGIÃO
Muito conceituado o gastroenterologista, endoscopista e Professor Dr. Paulo Lopes é conhecido e respeitado na região. Após ter sido ligado á USP (Hospital das Clínicas e Fundação Faculdade de Medicina) obteve Bolsa do Governo do Japão para PhD financiado pelo Ministério da Educação (Mombusho). Na sequência recebeu Bolsa para estudar em Harvard e posteriormente em Johns Hopkins, locais com 32 e 64 Prêmios Nobel de Medicina (respectivamente). Voltando ao Brasil, ligou-se á Filantropia (ABEA), entidade que promove atividades de Caridade permanentes nos Estados de S. Paulo e Paraná e de modo eventual em Minas Gerais .
Embora seja um médico bem sucedido, o Dr. Paulo se caracteriza pela modéstia e afabilidade. Sempre explica em detalhes as doenças e tratamentos a seus pacientes. Também faz questão de ser atencioso com os pacientes e familiares.
Na região teve rápida passagem por Avaré, onde não teve qualquer apoio das autoridades para fazer um trabalho completo incluindo os exames que é Especialista. Mesmo assim, foi aprovado pela populacão, que fez abaixo-assinado pedindo sua permanência na cidade. Isso também aconteceu em São Carlos, onde teve mais um abaixo-assinado e conseguiu 100% de aprovação em pesquisa com os seus pacientes.
Desde 2017 escreve a Coluna sobre Medicina em nosso jornal.