O Dr. Paulo Sergio Lopes, colunista do Sudoeste do Estado, foi entrevistado pela TV Boa Vontade. O assunto foi câncer de colon (intestino grosso).
Na entrevista, mostrou-se a importância da prevenção e cuidado com o câncer de intestino.
“O câncer de próstata é o mais comum em homens, e o câncer de mama o mais comum em mulheres. Mas logo após vêm o câncer de intestino grosso (ou cólon e reto), que pode ser sério. Mas têm prevenção”, falou o Dr. Paulo ao sudoeste.
Na matéria, especialistas do INCA mostraram que o câncer de intestino é a 2ª causa de câncer mais comum no Brasil. E pode ser grave. E que muitas vezes o tratamento é cirúrgico.
O Dr. Paulo completou a matéria e falou da importância da colonoscopia na prevenção.
“Colonoscopistas experientes, que tiveram a sorte de fazer muitos (milhares) exames como eu tive, sabem do potencial da colonoscopia. Esse exame pode salvar muitas vidas. Sempre digo que se eu salvar uma só vida não ganhei o dia nem o mês, do ponto de vista espiritual. Mas ganhei o ano”, afirmou o médico.
E falou sobre quem deve fazer colonoscopia como prevenção para câncer de intestino grosso (colon e reto). “Pessoas com parentes próximos com câncer de colon e reto, portadores de algumas doenças como retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, pessoas com algumas síndromes familiares que tem pólipos são exemplos importantes. Mas o que há de mais importante é que ao chegar aos 45-50 anos todos devem fazer Colonoscopia preventiva, com ou sem sintomas”, destaca.
Ele ainda frisou que: “Há uma grande novidade, bem recente: agora pessoas com 45 anos já devem fazer a colonoscopia preventiva. Até agora, achávamos que era a partir de 50 anos, mas novos estudos nos Estados Unidos comprovaram que prevenir já aos 45 anos é melhor”!
“A colonoscopia preventiva deve ser encarada como mais um exame obrigatório, assim como é a mamografia, feita com ou sem sintomas” citou.
Quanto a sintomas, foi bastante ético e evitou qualquer alarme aos pacientes: “Pessoas com sangramento nas fezes devem ser avaliadas. Mas isso não significa que todo sangramento é câncer. Há inúmeras outras causas, que só um médico qualificado poderá avaliar. Se há anemia ou modificação recente do funcionamento do intestino, é prudente procurar avaliação médica”, explica
Ele completa a matéria dizendo que: “Eu tive a sorte e a alegria de acompanhar o início das novas técnicas de prevenção de câncer, quando estudava nos Estados Unidos. E agora, após utiliza-las por mais de 30 anos, elas se tornam ainda mais precisas. Poder acompanhar a evolução da Medicina é uma alegria para um bom médico. Com a prevenção para todos começando aos 45 anos tenho certeza que milhões terão benefícios. Milhões de vidas serão salvas. Esse é o objetivo principal da Medicina: beneficiar as pessoas”, frisou.
SOBRE O MÉDICO - O Dr. Paulo é um médico conhecido na região. Tem um currículo bem impressionante. Estudou nas Universidades de Harvard e Johns Hopkins, bem como foi ligado à Organização Mundial de Saúde. Seus estudos já o levaram a 62 países. É nosso colunista há vários anos e sabe explicar doenças complexas de modo simples em suas colunas. E usa o mesmo método no seu atendimento clínico.
“Os pacientes e suas famílias ficam muito mais seguros se entendem por quê estão fazendo um exame ou tratamento. Quando percebem que o médico se interessa por sua saúde, o paciente passa a confiar. E tudo fica muito mais fácil. Então, o médico seguro e experiente se preocupa em dar atenção, transmitir confiança e educar seu paciente sobre o que está acontecendo”, diz.
Ele ainda esclarece algumas dúvidas frequentes que pacientes questionam, como:
Doutor, o que eu tenho? - O que preciso fazer para melhorar? - Os exames são complicados ou doem? - O que vai acontecer comigo? - Posso morrer por causa disso? - Meu estilo de vida vai mudar muito por causa da doença?
“São perguntas naturais, que o médico experiente sabe que passa na cabeça de seu paciente (e da sua família). E é claro que o paciente (e a família) querem um médico em que possam confiar, que se interesse pela sua Saúde”, explica.
Esse modo de atender trouxe bastante sucesso no decorrer de quase 35 anos. O Dr. Paulo tem clínica bastante procurada, bem como atende muito online e faz atividades humanitárias e filantrópicas.
E o sucesso desse modo de atender é comprovado por 99.8 % de respostas elogiosas na Clínica em São Paulo, entre 1400 pacientes (2 deixaram em branco). E por 100% de satisfação em atendimentos no Serviço Público (questionários por escrito, no Interior de São Paulo), bem como três abaixo-assinados pedindo sua permanência em cidades em que atendeu (1990, 2015 e 2019).