Uma das perguntas mais comuns que um Especialista recebe é sobre Endoscopia.
Dói?
É perigoso?
Demora muito?
Que benefícios traz?
Todos os locais que fazem Endoscopia são iguais?
Enfim, para orientação simples sobre Endoscopia, vamos explicar as bases do exame. E que uma Endoscopia pode ser muito benéfica ou mesmo salvar vidas, desde que bem feita, por médicos experientes e bem formados.
Nesse sentido, também falo um pouquinho sobre a Endoscopia Terapêutica, esse magnífico método que temos para retirar tumores, parar sangramentos , permitir melhora em pessoas com problemas sérios de fígado, etc.
Como sempre os dados são de minha prática clínica(que quase chega aos 35 anos) e da American Gastroenterological Association.
1. O que é Endoscopia Digestiva Alta?
Endoscopia digestiva alta é o exame que permite ver diretamente o aparelho digestivo. Assim, é possível enxergar o que se passa no interior do estômago, esôfago e intestino delgado do paciente. Além disso pode-se realizar biópsias, verificar a presença do H.pylori, parar sangramentos, retirar pequenos tumores(como os pólipos), etc. Essa érea chama-se Endoscopia Terapêutica.
2. Em que situações a endoscopia é útil?
Inúmeras doenças podem ser diagnosticadas pela endoscopia. O diagnóstico preciso feito pelo exame permite o tratamento adequado dessas doenças. A Endoscopia permite, para médicos qualificados, fazer procedimentos terapêuticos como a retirada de pólipos (tumores do aparelho digestivo), parada de sangramentos digestivos, prevenção de sangramentos de varizes de esôfago, entre muitas outras. As varizes de esôfago acontecem em muitas pessoas com cirrose, por exemplo. A Endoscopia também é útil na prevenção do câncer de estômago. Novamente, para isso, o ideal são Médicos bem preparados para Endoscopia Terapêutica, habili- tados nos procedimentos. E também endoscopistas bem treinados, experts em prevenção de câncer.
3. A endoscopia dói ou é perigosa?
A Endoscopia é totalmente indolor. Quando feita por médicos experientes é rápida. O exame é muito seguro. Mas é sempre importante ser feita por médicos habilitados e bem formados.
4. Quem faz Endoscopia sente-se mal?
O exame é muito rápido e bem tolerado quando feito por médicos qualificados. É valioso um bom relacionamento entre o médico e paciente para que o exame seja confortável e satisfatório. O espe- cialista deve conhecer bem as medicações que trazem um exame tranquilo. Um ambiente calmo e acolhedor, com uma equipe bem treinada e um médico seguro e atencioso também tranquiliza e relaxa os pacientes. Isso já foi comprovado em estudos no Exterior.
5. O que faz uma boa Endoscopia?
É fundamental a qualidade do exame. E para boa qualidade deve-se contar a experiência do Médico, sua formação médica, enfatizando a Pós Graduação, os Títulos de Especialista e muito especialmente a conduta ética. Sempre enfatizo em minhas Pales- tras: a Ética nos faz valorizar o paciente e familiares. A Ética e a integridade do médico é que trazem a confiança do paciente. Boa Medicina não existe sem Ética. Medicina é seriedade. Medicina é interesse na saúde de todos.
Concluindo, uma boa Endoscopia é uma mistura de capacidade técnica, ética e atenção no paciente, por parte do Médico. Isso leva a confiança do paciente e ao sucesso. Parece simples, mas leva muitos e muitos anos de preparo técnico e Ético para chegar a esse nível. O alto nível técnico e Ético beneficia muito os pacientes, e tranquiliza os pacientes e familiares.
6. Como achar um bom Especialista em Endoscopia?
Em tantos anos de prática aprendi que a confiança do paciente e familiares no Médico é fundamental. E como se chega a confiança? Os pacientes percebem sua atenção e o seu interesse. Percebem que você quer ajuda-los. Percebe que você trata bem a todos. Não importa se é rico ou pobre. Não importa se é paciente particular, de convênio ou de Serviço Público, todos tem sua total atenção. Percebem que você fará o melhor. Percebem que você é seguro quanto ao procedimento e ao resultado, por que é muito experiente. Já fez muitas, milhares de endoscopias. E ainda estuda e se aperfeiçoa todos os dias. Os pacientes e familiares percebem isso. Sentem-se seguros e bem atendidos.
E todos percebem sua integridade.
Medicina é integridade. Sem integridade, Medicina é inútil (cf. o Tratado de Medicina de Cecil, prefácio da 24ª Edição). Em resumo: O bom Médico é íntegro.
Consultoria | Dr. Paulo S Lopes | CRM 56402 Médico Gastroenterologista e endoscopista.
Tem 30 anos de experiência. Recebeu Bolsa de Estudos do Governo do Japão para Doutorado na Tokyo Medical University. Fez Pós Graduação nas Universidades de Harvard e Johns Hopkins - Estados Unidos. Foi ligado á ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, Nova Iorque. Foi Visiting Scholar em Yale. Tem Títulos de Especialista. O Dr. Paulo recebeu 5 Prêmios no Brasil. Atualmente, além de sua prática médica, dedica-se a Atividades Filantrópicas nos Estados de S. Paulo e Paraná, além de Atividades Humanitárias no Nordeste.
Muito importante: Estas notas , mesmo acuradas, jamais substituirão a avaliação médica. Nossa recomendação para pessoas com os problemas descritos é serem avaliadas por profissionais de sua confiança.Temos apenas o desejo de oferecer orientação, embora genérica.
Ao escrever, colocamos situações hipotéticas, embora comuns. Imaginamos a presença de pro- fissionais e recursos de alto nível. Porém não conhecemos, em geral, a realidade das localidades dos nossos leitores. Quando nos referimos á médico, no masculino, referimo-nos igualmente ás médicas mulheres, só omitidas ali por questão de espaço.
Não recomendamos diagnósticos ou tratamentos, e muito menos profissionais por esta coluna. A informação, mesmo cientificamente acurada, é genérica e não se aplica a casos individuais. Não queremos substituir a avaliação médica atenta, individualizada e específica.