Na última quinta-feira, 14 de outubro, o prefeito de Itaporanga, Douglas Benini anunciou uma importante conquista para Itaporanga, que foi 6km de estradas rurais, através do lançamento do programa estadual “Novo Melhor Caminho”, feito pelo governador João Doria e destinado a recuperação de estradas rurais.
A conquista foi na cidade de Rio Preto e acompanharam o prefeito nesta viagem o secretário municipal de Agricultura, Múcio Gonçalves de Oliveira e vereadores Nilton Piá e Carlos da Silva.
“É com grande alegria que essa parceria vem crescendo e a cada dia conquistando nossos objetivos, pensando sempre na população, que sempre prezo em cuidar”, disse Douglas.
O Programa Melhor Caminho foi instituído pelo Decreto nº. 41.721 de 17 de abril de 1997, destinado à elaboração de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e prefeituras municipais para a execução de obras de recuperação de estradas rurais. A proposta do Programa Melhor Caminho é de interesse social. Ela está respaldada pela Lei nº. 6171 de 04 de julho de 1988 e regulamentada pelo Decreto nº. 41.719, de 16 de abril de 1997, que dispõe sobre o uso, conservação e preservação do solo agrícola.
O Programa Melhor Caminho tem como objetivos: readequação das plataformas das estradas rurais de terra, com ou sem a elevação do “greide estradal”, para a implantação de sistema de drenagem superficial eficiente; dotar os pontos de sangra da estrada (deságue) de estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos nas propriedades lindeiras, como terraços ou bacias de captação, favorecendo a infiltração das águas pluviais e a recarga do lençol freático; melhorar as condições de suporte e rolamento das pistas das estradas rurais com a execução de revestimento primário.
E como Benefícios: estradas rurais de terra com boas condições operacionais e de conforto, segurança e trafegabilidade aos usuários; preservação dos recursos naturais – especialmente a água e o solo – reduzindo os efeitos dos processos erosivos e o assoreamento dos cursos d’água; redução dos custos dos transportes dos insumos e da produção agrícola; redução do custo de conservação e prolongamento da vida útil da estrada; promoção da melhoria da qualidade de vida da população da região beneficiada; transferência de tecnologias de conservação de estradas rurais de terra às administrações municipais por meio de treinamentos A execução da obra acontece em várias etapas, o trabalho realizado em síntese é composto de adequação do leito, drenagem (tubulação onde necessária) e incorporação e compactação de material granular (brita).
“Dando um passo de cada vez, alcançaremos nossos objetivos dentro da municipalidade para termos uma Itaporanga cada vez melhor”, conclui o prefeito.
- Itaporanga
- Região