Arcebispo da Arquidiocese de Botucatu pede compreensão dos fiéis e engajamento dos padres neste momento
Na manhã de terça-feira, 23 de março, uma o arcebispo dom Maurício Grotto de Camargo enviou uma nota de esclarecimento dirigida ao clero da Arquidiocese de Botucatu.
Ele faz uma recomendação de que todas as celebrações da Semana Santa, inclusive o Domingo de Páscoa, serão ‘não presenciais’, ou sejam, serão apenas virtuais.
Isto quer dizer que os fiéis devem participar das missas e ofícios religiosos transmitidos pela internet ou pela televisão.
As principais celebrações da Igreja Católica ocorrem tradicionalmente na Semana Santa, quando são celebrados os ritos da paixão, morte e ressurreição de Cristo, que em 2021 ocorrem entre o Domingo de Ramos, 28 de março, e o Domingo de Páscoa, 5 de abril.
Entretanto, com o aumento de casos e mortes diariamente por Covi-19 em toda o país, o arcebispo da região pediu que os padres acatem as orientações das autoridades sanitárias que determinaram o fechamento dos templos religiosos.
RECOMENDAÇÕES
Dom Maurício pede que os padres ofereçam aos fiéis em suas paróquias até a próxima quarta-feira, 31 de março, “celebrações penitenciais, sempre alertando a todos que, assim que possível, procurem fazer uma confissão auricular”.
Ele também avisou que a entrega da coleta da Campanha da Fraternidade 2021, inicialmente marcada para o Domingo de Ramos, fica adiada para a festa de Corpus Christi, em 3 de junho.
“Desejo a todos uma santa e abençoada Páscoa do Senhor, por intercessão de Sant’Ana, nossa padroeira, pedindo que ela nos ajude a atravessar este tempo de pandemia com fé, esperança e caridade”, concluiu dom Maurício.