Data homenageia profissionais que trabalham com o cultivo de "produtos da terra", como frutas, hortaliças e vegetais, além da pecuária de leite e corte
O município de Fartura tem forte vocação para pecuária de leite e de corte, o que torna o agricultor importante no crescimento econômico farturense. Hoje, dia 28 de julho, é comemorado o Dia do Agricultor. A data homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de "produtos da terra", como frutas, hortaliças e vegetais, além da pecuária.
O prefeito, Luciano Filé, destacou que a Coordenadoria está à disposição para ajudar a todos que precisam. “É uma área que merece nossa atenção”, frisa. Somente em 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio obteve crescimento recorde de 24,31%, mesmo diante de crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus.
A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, presta assistência com serviços agrários, conservação e análise de solo, promovendo visita técnica aos agricultores. Segundo o engenheiro agrônomo, Bruno Henrique Pilegi, praticamente todos os bairros rurais recebem este suporte. “Do ano passado para cá, foram realizadas mais de 60 coletas e análises de solo para o produtor rural”, frisa Bruno.
Fartura é parceira do agricultor. Foram atendidas, ainda, várias propriedades com dimensionamento e demarcação de curvas em nível, prática extremamente importante para a conservação de solo.
A Prefeitura presta homenagem a todos os heróis de uma grande batalha chamada “Produzir”. “É certo que, sem o homem do campo, o agricultor, sem a agricultura em si, não há alimentação no mundo!”, cita Bruno.