A noite de sexta-feira (25) foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Sarutaiá, para os professores da rede municipal, representantes da área da saúde e social terem o conhecimento do esboço do Plano da Primeira Infância, numa iniciativa do Departamento Municipal da Educação, liderado pela diretora Keli Machado com o auxílio da equipe gestora da EMEI – Margarida Alher de Góes. O documento é resultado de um trabalho de meses realizado por meio do envolvimento dos Departamentos da Educação, Saúde, Social e de representantes da administração municipal. Foi formado um Comitê Intersetorial do Plano Municipal da Primeira Infância com o objetivo de gerar ações efetivas para a faixa etária, que compreende crianças de 0 a 6 anos, fazendo a diferença para a vida delas e lançando metas e objetivos para serem cumpridos em 10 anos.
“O plano coloca as crianças como prioridade nas políticas públicas de Sarutaiá. Nos reunimos para debater ações que possam promover a escuta ativa das crianças e suas necessidades, garantindo o afeto, o cuidado, os estímulos e brincadeiras, promovendo a interação com pais e cuidadores e viabilizando o acesso a serviços adequados que resultam no desenvolvimento integral na primeira infância. Investir na primeira infância é a solução mais eficaz para sanar os problemas da sociedade”, afirmou a diretora Keli Machado.
Durante a reunião na Câmara, representantes de diversos segmentos envolvidos no Plano puderam fazer suas considerações sobre o trabalho desenvolvido pelo Departamento da Educação juntamente com o Comitê Intersetorial do Plano Municipal da Primeira Infância. A representante do Departamento Social, a assistente Sandra Pereira destacou que o documento é um instrumento de reflexão, responsabilização e conscientização para garantir um futuro melhor para as crianças. A enfermeira do ESF – Mariana Arcene falou sobre a satisfação da pasta em participar do trabalho e reforçou a importância do papel da Educação, inclusive trouxe dados relevantes a respeito do atendimento e programas que envolvem as crianças.
Ainda tiveram a oportunidade de explanar sobre o plano a coordenadora pedagógica da EMEI, Vanessa Camargo e a diretora Conceição Garrote. Elas enfatizaram a importância desta iniciativa. “Sabemos que não é algo fácil de se construir. Somos crianças somente uma vez na vida e quando mudamos o começo da história, mudamos a história inteira. A fase principal do desenvolvimento da criança é a primeira infância. Gostaria de agradecer a todos vocês que acreditam nesse trabalho e gostaria de dizer que nós estamos aqui porque acreditamos na criança e no potencial que ela tem. Estamos felizes pois estamos no caminho certo”, menciona Vanessa Camargo.
O marco legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016), recomenda a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI, um plano intersetorial, que visa o atendimento aos direitos das crianças na primeira infância, dos 0 aos 06 anos de idade no município. “O objetivo central do PMPI é articular diferentes setores da administração municipal visando a garantia da prioridade do direito das crianças, previstos na Constituição Federal de 1988. “O Plano Municipal pela Primeira Infância é um instrumento político e técnico que melhor possibilitará levar essa intenção para a prática concreta. A elaboração do PMPI no município de Sarutaiá foi realizado num processo democrático, amplamente participativo, governo e sociedade definindo o que deve ser feito no horizonte dos próximos dez anos e tendo como parâmetro os direitos da criança na primeira infância”, explicou a diretora da EMEI, Conceição Garrote.
Vale mencionar que todos, em suas falas, fizeram questão de destacar a importância do papel da prefeitura, através do prefeito Isnar Freschi a o Legislativo em apoiar a iniciativa, que será o marco para o desenvolvimento educacional para os próximos anos em Sarutaiá. Após a Audiência Pública, o Departamento da Educação fará alguns ajustes conforme as sugestões no encontro, para depois ser encaminhado para votação dos vereadores ainda neste ano de 2022.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Geral