Órgão da Polícia Civil investiga e coordena ações contra crime de maus tratos
O combate a maus tratos a animais ganhou um importante aliado. Trata-se do Setor de Proteção Animal (SEPA), que acaba de ser inaugurado pela Delegacia Seccional de Avaré.
O SEPA tem como atribuições investigar, planejar e coordenar ações operacionais táticas e estratégicas de combate ao crime de maus tratos aos animais, reprimindo infrações penais dessa natureza.
Também é responsável por recepcionar denúncias anônimas. Paralelamente, o órgão da Polícia Civil vai auxiliar a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento no atendimento de ocorrências relacionadas a esse crime.
A pasta tem um servidor que atua especificamente na averiguação de denúncias. A partir de agora, em caso de flagrante, o SEPA poderá tomar as medidas cabíveis no ato, responsabilizando o proprietário e agilizando o procedimento.
Além da parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Avaré, o SEPA busca parceiros com o objetivo de construir uma rede de apoio junto a clínicas veterinárias, ONGs e profissionais que atuam nessa área.
Saiba mais - O SEPA atuará nos 16 municípios vinculados à Delegacia Seccional de Avaré. O órgão comandado pelo delegado Fabiano Ribeiro Ferreira da Silva já está funcionando no prédio da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE). O endereço é Rua Minas Gerais, nº 1.315.
A reunião que marcou de forma simbólica o início das atividades do SEPA contou com a presença do delegado seccional Rubens César Garcia Jorge, do secretário de Agricultura Ronaldo Vilas Boas, do vereador Roberto Araújo e da ativista Maria de Lourdes Conte (ONG Amor de Quatro Patas), além de outros integrantes da Polícia Civil de Avaré.
- Avaré