Como forma de alerta, 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Timburi, a data foi marcada por algumas ações desenvolvidas para o grupo das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e para os jovens do programa Ação Jovem, atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. O objetivo do “Maio Laranja” é conscientizar a população sobre a importância de prestar atenção a detalhes que possam evidenciar sinais de abuso de vulneráveis, e denunciar situações suspeitas ou confirmadas para as autoridades competentes.
O canal voltado a receber este tipo de situação é o Disque 100. Ao longo de 2021, o Disque Denúncia contabilizou cerca de 1.600 registros de violência contra crianças. “Esta é uma data fundamental para conscientizarmos a nós mesmos e a toda a sociedade local sobre a importância de preservarmos a vida e a integridade das crianças e dos adolescentes”, comentou a coordenadora do CRAS, Aparecida Angels.
A secretária da Assistência Social – Leila Minozzi enfatiza a necessidade das redes de proteção com abuso e exploração sexual. “Nosso papel, enquanto cidadãos, é não fecharmos os olhos para todo e qualquer tipo de violência contra os mais novos, seja física, psicológica, o abandono, e principalmente as violências sexuais. No contexto da violência sexual, a equipe abordou sobre as formas do agressor abordar a vítima, prevenção a esse tipo de situação e a importância de denunciar. Também foi elencado sobre os sinais que a criança ou adolescente demonstram quando sofrem violência e quais são os perfis de abusadores. Dentro da programação, foi reservado espaço para compartilhar experiências e tirar dúvidas”, explica.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região