O município de Coronel Macedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi contemplado no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções – Saúde, do Governo Federal, com a entrega de equipamentos que vão fortalecer o atendimento na saúde pública. A cidade receberá um conjunto de equipamentos para a Unidade Básica de Saúde (UBS) e um kit específico para a implementação de teleconsultas, ampliando a qualidade e o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os equipamentos destinados à UBS incluem itens essenciais para aprimorar diagnósticos e atendimentos. Entre eles, estão uma câmara fria para conservação de vacinas, um retinógrafo para exames oftalmológicos com suporte remoto, um espirômetro digital para avaliação pulmonar, além de ultrassom portátil e dispositivos de Point of Care, que permitem diagnósticos rápidos diretamente na unidade. Esses recursos também conectam a UBS ao SUS Digital, modernizando a gestão e os serviços oferecidos.
O kit de teleconsulta, composto por notebook, webcam e televisor, dentre outros, possibilitará atendimentos remotos com especialistas, reduzindo a necessidade de deslocamentos e trazendo mais agilidade e eficiência à Atenção Primária. Com isso, os moradores terão acesso a cuidados médicos de forma prática e moderna.
O prefeito Diego do Nino comemorou a conquista: “Participamos ativamente da seleção do Novo PAC desde o início do ano, focados em trazer melhorias para nossa cidade. Esses equipamentos vão elevar o padrão dos atendimentos na UBS, oferecendo um cuidado mais eficiente e próximo da população.”
A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a saúde pública. “Ser contemplado no Novo PAC é fruto de um trabalho técnico e dedicado. Nosso objetivo é garantir uma saúde de qualidade, com tecnologia avançada, estruturas modernas e serviços que realmente atendam às necessidades dos moradores”, afirmou o vice prefeito Vinícius Tonon.
“Com esses avanços, Coronel Macedo dá um importante passo para fortalecer a rede municipal de saúde, assegurando atendimento digno e acessível a todos os cidadãos”, afirmou a supervisora da Saúde Catherine Tonon
- Coronel Macedo