Após a Pandemia, certamente vão ocorrer mudanças importantes na nossa forma de viver. Foram assim com muitos países do mundo, após crises, guerras, abalos sísmicos e bombas, como foi o caso do Japão.
Acreditamos que haverá uma nova época na história mundial, como uma denominação que ainda não sabemos qual, mas que será algo semelhante às eras históricas do passado. Terá sim, uma denominação, e que certamente será mais promissora do que assustadora. O ensino à distância assim como as vídeoconferências que quase não existiam no dia a dia, tornou-se uma medida importante e eficaz para as pequenas e médias empresas. As vendas via Internet já são realidade. Vinham engatinhando antes da pandemia e tomou proporções de certa grandeza com a chegada desta nova era. Na agricultura, já está acontecendo dia de campo via Internet. Empresas estão promovendo palestras técnicas digitais. O Mundo não vai mudar. O hábito das pessoas é que vai mudar. Faz-se necessário estarmos atentos às mudanças, pois este novo momento está despertando e é bom acompanha-lo para nosso bem estar, para a qualificação das pessoas e para produzirmos alimentos de qualidade para o mundo, que terá sem dúvida nenhuma, uma exigência rigorosa sobre os produtos.
A melhor forma de enfrentarmos a pandemia é estarmos com o nosso Sistema Imunológico ativado. Um sistema imune forte previne as pessoas não somente do covid 19, como de outras viroses, gripes, infecções, etc. No entanto, o sistema não é invencível. Não há alimento, medicamento, e nem uma fórmula mágica para se ativar o sistema imunológico, mas o consumo diário de alimentos como: frutas frescas, verduras, legumes, sementes de oleaginosas, peixes e carnes magras, ovos. Estes alimentos fornecem antioxidantes, ômega 3, aminoácidos, magnésio, zinco, que são elementos importantíssimos no fortalecimento de nosso sistema imunológico. Há, evidentemente, medicamentos, drogas que favorecem o sistema de defesa do organismo, mas como podemos constatar os alimentos produzidos pela agropecuária é um indicativo importante de fortalecimento das nossas defesas orgânicas e, sem dúvida combate não só o coronavirus como outros micro organismos infectantes.
Leite e seus derivados, segundo a Dra. Roberta Zuge, do conselho científico agro sustentável, fornecem elementos importantes e barato, frente a gama de nutrientes que possui. Infelizmente há muitas fake News, de origem tendenciosa dizendo que o leite e seus derivados não devem ser consumidos, o que é exatamente o contrário. É importante manter o organismo bem nutrido e o leite é um alimento completo.
- Fartura
- Colunas