Na noite de segunda-feira, 31 de agosto, aconteceu a convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Câmara Municipal de Fartura.
Ocasião em que foi consolidada a parceria entre Luciano Filé (PSDB) como pré-candidato a prefeito e Pedro da Maxi (PDT) como pré-candidato a vice-prefeito.
O encontro ainda definiu 23 pré-candidatos a vereadores, sendo 14 dos tucanos e nove dos pedetebistas.
Além dos correligionários de ambos os partidos, a convenção também contou com autoridades de renome, como o deputado federal Samuel Moreira (PSDB), deputado estadual Ricardo Madalena (PL) e o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, esses que participaram por vídeo conferência e ressaltam seus apoios aos pré-candidatos Filé e Pedro, assim como os pré-candidatos a vereadores, tanto do PSDB, como do PDT.
“Não consigo conter minha alegria em representar esse partido, esse grupo de pessoas que se uniu para um bem maior. E hoje é oficial essa oportunidade dada ao seu Pedro e eu, para liderarmos esse processo, que costumo dizer que é um projeto que não é nosso, não é partidário, é para a cidade, para nossa população. Fomos acolhidos para representar um ideal, um marco e uma transformação de Fartura. Estamos iniciando um processo onde todos vão ter a oportunidade de ajudar o município a escrever uma nova história”, frisou Filé.
O pré-candidato a prefeito disse que seu grupo não tem a pretensão de ser melhor que ninguém, mas que é o que tem as pessoas mais comprometidas a mudar a história da cidade. “Acredito que tanto os pré-candidatos a vereadores e vereadoras do PSDB, como do PDT, estão se capacitando, estudando tanto o nosso município, como políticas públicas, para que possamos fazer o melhor. Muito me honra ter uma equipe como essa nos apoiando e incentivando, seja com ideias ou sugestões, pois isso nos motiva”, ressaltou.
Filé ainda enalteceu a pessoa do senhor Pedro da Maxi, disse que aprende muito com ele no dia a dia, pois é sensato, tem bons conselhos e sabe puxar o “freio” nas horas que se precisa de mais calma.
E por fim, ele chegou à parte mais emblemática do seu discurso e que arrancou aplausos e gritos eufóricos de todos os presentes. “Sei que tem adversários políticos nossos nos assistindo online agora. Por isso queria fazer um convite a vocês. Vamos inovar a política de nossa cidade, discutir para a população, não quem tem o maior poder aquisitivo. Porque para muitos eu não posso ser prefeito porque sou pobre, filho de doméstica, mas não é isso que quero discutir com vocês, mas sim debater propostas e quem tiver as melhores que seja escolhido pelo povo para trabalhar por esse povo que tanto precisa”, salientou emocionado Filé.
O vereador e pré-candidato à reeleição João Buranello (PSDB), disse se sentir honrado por ser presidente do partido tucano em Fartura. Ele ainda frisou que deposita toda sua confiança no Filé. “É um jovem de 32 anos, com uma carreira política de muita experiência, foi duas vezes vereador aqui em Fartura e por três anos e meio trabalhou no Governo do Estado, tendo trabalhado com três governadores diferentes, atuando em 32 municípios da região, o que é muito plausível. Temos que dar um voto de confiança a ele, pois mesmo longe da política farturense nesses anos, conquistou muito para Fartura e caso eleito, conseguirá muito mais”, destacou.
O presidente do PDT e pré-candidato a vereador Filipe Dognani ressaltou que é u prazer imenso consolidar essa união entre os partidos. “Não foi fácil estar aqui hoje, esse processo exigiu muita reflexão de ambas as siglas partidárias. Só quem esteve presente sabe quão árduo foi o trabalho para conseguir consolidar essa aliança hoje. Essa que acredito que irá revolucionar a cidade de Fartura, pois temos excelentes pré-candidatos a vereadores e para a majoritária. Confio muito no Filé, estreitamos os laços esse ano, mas já o conhecia antes, e passei admirar por seu carisma, desenvoltura e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos na política. O seu Pedro da mesma forma, conheci esse ano, sendo uma pessoa muito carismática, inteligente e sempre disposto a conversar”, enfatizou.
O pré-candidato a vice Pedro da Maxi iniciou sua fala agradecendo ao PDT por ter confiado seu nome para essa missão. “Estou muito feliz e motivado, por ter oportunidade de se Deus quiser trabalhar para as pessoas de nossa cidade. Estou aqui há mais de 30 anos, aprendi a gostar daqui, já sou cidadão farturense e me identifico bem com povo da nossa cidade. Fartura me deu muita coisa e eu estou motivado a trabalhar para o povo, vendo necessidade de retribuir a população que tanto me acolheu. Tenho observado vários setores da cidade, sabendo das necessidades dos povos das vilas, as pessoas mais necessitadas e para essas que pretendemos trabalhar”, disse.
Pedro ainda falou de sua admiração por Filé, que mesmo jovem é alguém de muito potencial, mente aberta e que tem conhecimento em administração pública, pois ao longo de seus três anos e meio no Governo do Estado, atuou ao lado de 32 prefeituras, sempre ajudando nas dificuldades e demandas.
Dona Nair, esposa do ex-prefeito Jurandi Dognani fez um discurso muito coerente, destacando a importância da representatividade da mulher na política municipal. Ela disse que nos quase 30 anos do PSDB em Fartura, conseguiu eleger apenas duas mulheres para o Legislativo. “A minha fala aqui hoje é para todos, mas principalmente para as pré-candidatas, tanto do PSDB, como PDT, vocês devem ir à luta e apenas colocarem o nome à disposição, mas sim tentar ganhar e representar nosso gênero na Câmara, pois muitas mulheres não se sentem representadas hoje pelos atuais vereadores”, destacou ela, não desfazendo dos parlamentares atuais, mas sim fazendo um alento de que falta força feminina na política.
- Fartura
- Política