Evento conta com apoio da Associação Avaré de Antigomobilismo (Aavant) e dos grupos “De VW Por Aí” e “Urban Old Car
O Volkswagen Fusca é uma paixão nacional, tendo muitos colecionadores deste veículo por todo Brasil.
E pensando nisso, a Concessionária VW de Avaré – Nogueira Lins realiza neste sábado (21), das 8h ao meio-dia, uma exposição com relíquias desse modelo que chegou ao Brasil em 1950.
A Associação Avaré de Antigomobilismo (Aavant), que é um dos maiores expoentes quando o assunto são carros antigos, não poderia ficar de fora e está apoiando o evento, juntamente dos grupos, “De VW Por Aí” e “Urban Old Car”.
Avaré conta com muitos amantes do Fusca, tendo modelos emblemáticos e muito apreciados pelos apaixonados por carros antigos.
Colecionadores avareenses têm Fuscas notórios e alguns desses serão expostos neste sábado.
HISTÓRIA DO FUSCA
Começou a ser fabricado em solo nacional pela Brasmotor, em 1950.
Em 1953, a Volkswagen se estabeleceu no Brasil e assumiu a montagem do modelo. Em novembro de 1957 estavam prontas suas instalações no município paulista de São Bernardo do Campo.
Chamado de “besouro” ou “fusquinha”, o primeiro modelo apresentava o mesmo motor da Kombi: quatro cilindros opostos dois a dois, refrigerado a ar, motor 1.1 e 36 CV, atingindo 110 km/h e 10 km/l.
Com os anos os modelos foram ficando mais modernos e potentes, sendo que nos anos 60 e 70 teve seu ápice, fazendo parte da história de muitas famílias brasileiras.
Quase todo brasileiro que nasceu antes dos anos 90 tem alguma memória com o modelo mais emblemática da Volkswagen, o Fusca!
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos. Porém, sua produção foi encerrada no País em 1996.