Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência comemora crescimento do evento realizado na sexta-feira, 17, em parceria com a iniciativa privada
Quarenta e cinco modelos brilharam durante a edição 2023 do Moda Eficiente, desfile de moda com roupa adaptada protagonizado exclusivamente por pessoas com deficiência.
Foram 21 mulheres e 15 homens, incluindo 5 meninos e 4 meninas, representando todas as deficiências, chamando a atenção da sociedade e da indústria para a necessidade da inclusão desse público-alvo, já que quase um quarto da população brasileira tem algum tipo de deficiência.
O evento promovido pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD) na sexta-feira, 17, contou com apoio de lojistas de Avaré e da empresa de confecções Lunelli, que confeccionou as roupas sob medida e adaptadas para os modelos.
Cerca de 400 pessoas prestigiaram a edição no Palazzo Garibaldi, informa a SEDPD, incluindo lideranças de Iaras, Cerqueira César e Botucatu, entre outras cidades.
Pessoas sem deficiência também desfilaram representando a diversidade, incluindo integrantes da comunidade negra e homoafetiva.
Inclusão
Moda inclusiva é o segmento da moda que busca a inclusão. É um meio de representatividade de pessoas com deficiência em um mercado marcado por esteriótipos.
“O setor público tem o papel de criar programas e políticas que incentivem a inclusão social, implementando projetos por meio de parcerias para potencializar os resultados. A parceria com a Lunelli nesta edição foi de total importância para o crescimento, divulgação e valorização do Moda Eficiente, trazendo inovação e visibilidade”, avalia a SEDPD.