A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, se apresentou na noite da última quinta-feira (27), no Centro Comunitário I, em Timburi. Com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL, da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal, foram exibidos curtas-metragens e o filme “Um Tio Quase Perfeito 2. As sessões contaram com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. “Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais”, mencionou Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
“As atividades do CineSolar, apoiado por nós através da frente Circuito CPFL, contribuem para que a inclusão, a educação e o entretenimento se tornem valores importantes para um desenvolvimento mais sustentável. A CPFL é parceira de Timburi e mais uma vez disponibilizamos a exibição dos filmes, porque sabemos que o município valoriza a cultura. Quero agradecer a receptividade do chefe de gabinete Marcos Ambiel, do assessor Diego Rossi e da secretária de cultura Rafaela Naldi”, salienta Telma Salles, funcionária da CPFL.
O CineSolar é viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL, da Prefeitura Municipal de Timburi e da Câmara Municipal de Timburi, e é realizado pela Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Geral