Na última segunda-feira, 15 de fevereiro, o Colégio Educacional de Fartura (Cefar) comemorou 24 anos de história, se dedicando em levar um ensino de excelente qualidade para todos os seus alunos.
Não é à toa, o Cefar é um dos estabelecimentos de ensino que mais coloca jovens em vestibulares mais concorridos do país, como USP, Unesp, Unicamp, Makenzie, PUC, Uenp, entre outros e nas mais diversas áreas como: Medicina, Odontologia, Engenharias diversas, Arquitetura, Jornalismo, Enfermagem, etc.
O colégio não recebe apenas alunos da cidade de Fartura, mas também de Taguaí, Sarutaiá e Carlópolis (Paraná).
“Em meio à pandemia que todos nós estamos vivenciando, o Cefar inaugurou seu 24º ano dedicado à Educação, principalmente à Educação do nosso município e região. E a história se fez no dia a dia. Nestes longos anos sempre buscando a melhoria na metodologia aplicada à Educação, deparamos com o ano de 2020 totalmente atípico, tirando a equipe gestora, professores, alunos e famílias de suas zonas de conforto, partindo para searas desconhecidas. O ensino remoto se fez necessário. Professores abriram suas casas e penetraram através das telas, nas residências de seus alunos. Famílias tiveram que fazer adaptações para que a escola, lá chegasse. A pandemia nos impulsionou para o aprendizado digital. Aquilo que deveríamos aprender em 5 anos, aprendemos em alguns meses com muita parceria, colaboração, resiliência e muito estudo. Hoje, o Cefar caminha para a escola 4.0, Escola Digital, com o uso do Chromebook na sala do 1° ano do Novo Ensino Médio”, disse a coordenadora pedagógica Eunice Viana que complementou, “mas, o momento é de agradecimento. Agradecimento às famílias das comunidades que nos acolheram: Fartura, Taguaí, Carlópolis, Sarutaiá. Agradecimento pela parceria e comprometimento de podermos desenvolver um ensino de qualidade. Agradecimento pelos alunos que por aqui passaram e hoje levam o nome do Cefar em seus históricos escolares nos mais longínquos lugares sempre com muita expressividade, quando não, voltam para cá, profissionais para exercerem suas profissões”.
A professora Ana Paula Bergamasco de Vasconcelos comentou sobre o início da sua carreira docente e a importância do Cefar na sua trajetória.
“O ano era 1999, o mês, fevereiro. Recém-formada eu buscava uma colocação no mercado de trabalho e, sem nem mesmo imaginar o que o destino me reservava, comecei a lecionar como substituta no Cefar. Lá se vão quase 22 anos de uma história que se funde com a minha... anos em que ensinei, aprendi, fiz amigos... e quantos amigos... casei, fui mãe! Quanto orgulho sinto por fazer parte da história de vida de tanta gente, quanta gratidão pelas oportunidades que me foram oferecidas. Em 2021, olho para trás e consigo dimensionar a importância de uma educação de qualidade num ambiente de respeito e valorização profissional. Que sejam os primeiros 24 anos de muitos outros a comemorar! Parabéns e obrigada pela confiança, Cefar!”, destacou a professora.
Muitos jovens forjaram seu conhecimento educacional dentro do Cefar, um deles é Felipe Eduardo Martins Oliveira, 17 anos, aluno da terceira série do Ensino Médio.
“Estudei e estudo no Cefar a minha vida inteira. Durante esse tempo, construí lembranças ótimas. A escola me proporcionou muitas experiências, tanto em viagens quanto na própria sala de aula. Os professores do Cefar são incríveis, a forma como eles ensinam, instiga o aluno a buscar mais e mais. No colégio, aprendemos desde a infância a nos esforçar e a correr atrás do que queremos para, quando chegar a hora, no final do Ensino Médio, momento de escolher a faculdade, prestar vestibulares e escolher o curso que desejamos, estarmos preparados e com o apoio de todos os profissionais do colégio, torcendo por nós. Parabéns, Cefar!”, frisou Felipe Eduardo.
AULAS PRESENCIAIS
De acordo com o decreto 65.384 de 17 de dezembro de 2020 e o Plano São Paulo, O Cefar iniciou as aulas em 2021 também de forma presencial e está recebendo 35% dos alunos por período, enquanto os demais alunos permanecem com as aulas remotas.
Os protocolos de combate ao covid-19 (higienização com álcool em gel, distanciamento e uso de máscaras) foram implantados e até o momento não houve nenhuma contaminação dentro das dependências do colégio.
“Hoje, novo aprendizado: ensino presencial e remoto ao mesmo tempo. E o esforço parece maior ainda. As competências sócio emocionais se tornaram mais presentes que as cognitivas. E nossa escola segue em frente”, ressaltou a coordenadora Eunice.
Foto do ano de inauguração do Cefar com os casais Maria e Aníbal (em memória), Helcio Neves e Eunice e José Roberto e Cleusa