Os postulantes ao Executivo farturense ainda responderam a questionamentos sobre planos para o setor
Na última segunda-feira, 26 de outubro, os candidatos a prefeito em Fartura participaram de uma reunião organizada pelos conselheiros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) na Câmara Municipal.
Além de serem sabatinados, os postulantes ao Executivo farturense assinaram um termo de compromisso com o setor de Turismo do município para os próximos quatro anos.
André Bertoni, presidente do Comtur iniciou o encontro falando das conquistas do órgão nos últimos anos, dando destaque ao Plano de Turismo, que está em tramitação no Executivo e deverá ser votado pelos vereadores em breve. Depois ele pediu em nome de todos os integrantes do Comtur que os candidatos se comprometessem a colocar o plano em prática.
Luciano Filé (PSDB), Elídia Vernier (PL) e Doriveti Gabriel (Cidadania) assinaram o termo durante o encontro, já Regina Célia (PTB), não compareceu a reunião, pois estava na missa de sétimo dia de seu pai, porém depois assinou o documento e enviou suas respostas sobre o Turismo.
Doriveti foi o primeiro a falar de seu plano para o setor, ele que representa o grupo atual que administra Fartura, tendo o apoio do prefeito Tinho Bortotti (PSB), enalteceu a atuação da coordenadora Marcia Geremias. “Mesmo em um momento delicado e complicado como estamos enfrentando durante a pandemia, tem feito um excelente trabalho na pasta. Junto com minha vice Beatriz, temos a ideia de criar a Secretaria do Turismo, onde com respaldo da Cultura e do Comtur, contará com profissionais especializados na área, como por exemplo, um turismólogo”, destaca.
Filé disse que uma cidade com potencial turístico igual Fartura não pode demorar tanto na tramitação do Plano do Turismo e ressaltou que é preciso modernizar a máquina pública. Ele ainda apresentou alguns pontos de seu plano de governo, como a estruturação do Departamento de Turismo, a formalização dos trabalhadores do Turismo, um programa de incentivo ao empreendedor do setor, parcerias com o Sebrae e o fomento a eventos locais, como o Rock in Far, entre outros.
Já a candidata Elídia, também como Filé destacou pontos negativos da atual administração no setor, segundo ela deixando a desejar e prejudicando assim o trabalho da coordenadora Márcia, que com força e garra ainda tem conseguido fazer um bom trabalho. “Temos de oferecer capacitação às pessoas ligadas ao setor e comerciantes, como fazer parcerias para assim o Turismo de Fartura crescer, pois potencial para isso nós temos de sobras. São tantas belezas naturais, entre outros fatores primordiais para isso”, disse. A candidata ainda destacou que em seu plano de governo existe a criação de um Fórum Permanente de Cultura, para ser responsável por organizar eventos festivos anualmente na cidade, na forma de um calendário com festas locais, como: Carnaval, Festival da Música Sertaneja, entre novos a serem criados.
A candidata Célia não pode estar presente por motivos de força maior, porém enviou suas respostas por escrito. Ela usou como parâmetro a cidade de Ribeirão Claro, no Paraná, para dizer que o município se transformou devido ao turismo. Assim como os outros candidatos, ela pensa em criar um órgão, a Casa de Cultura e Turismo, e fará a estruturação de um espaço físico para os funcionários. Ela ainda defendeu investimentos públicos, o ensino do turismo nas escolas ao lado da pauta ambiental, e também mencionou a Acif como um agente capacitador das pessoas envolvidas no setor.