A Câmara Municipal de Fartura realizou, na segunda feira (17), sua 2ª Sessão Ordinária do ano, com uma pauta repleta de indicações, requerimentos e projetos de lei voltados para melhorias na infraestrutura, saúde, educação e bem-estar da população. Os vereadores apresentaram propostas que visam atender demandas da comunidade farturense.
Leonardo Maia apresentou várias solicitações, incluindo a Indicação 46-2025, que pede a instalação de uma lombada na Rua Esmeralda, no bairro Bela Vista, para aumentar a segurança de motoristas e pedestres. Ele também propôs a Indicação 48-2025, sugerindo a chipagem de animais domésticos, como gatos e cachorros, para combater o abandono e facilitar a identificação. Léo ainda apresentou a Indicação 50-2025, pedindo a retomada da campanha de vacinação contra a raiva nos bairros rurais, e a Indicação 51-2025, que solicita a roçada e limpeza das canaletas nos bairros Três Saltos, Caieiras e Areias para melhorar a drenagem de águas pluviais. Outras duas indicações, 52-2025 e 76-2025, visam controlar a população de animais e melhorar o transporte escolar.
Sildemar Fabro sugeriu a Indicação 49-2025, que propõe a realização do 6º Encontro de Carros Antigos de Fartura, um evento para promover o turismo local. Ele também apresentou a Indicação 61-2025, pedindo a reorganização da malha viária no trecho entre a Vila Velha e o Bairro São Caetano, visando melhorar o tráfego. Além disso, Fabro apresentou a Indicação 62-2025, sugerindo apoio à realização de campeonatos esportivos no campo da Vila Nossa Senhora de Fátima, e a Indicação 63-2025, propondo a criação de uma Feira de Ciências para incentivar o aprendizado entre os jovens. Ele ainda pediu a Indicação 64-2025, que solicita a instalação de uma grade de segurança em um bueiro perigoso.
Henrique Lucarelli focou em questões de comunicação e lazer, com a Indicação 53-2025, que pede uma campanha de divulgação sobre o funcionamento do sistema de protocolos da Prefeitura. Ele também solicitou, na Indicação 54-2025, a manutenção da pista de skate da cidade, para incentivar a prática do esporte urbano.
Juliano Damásio propôs a Indicação 55-2025, que solicita a contratação de uma empresa especializada para fornecer interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas sessões da Câmara, garantindo acessibilidade para a comunidade surda. Ele também apresentou a Indicação 56-2025, pedindo a criação de um Centro de Atendimento ao Autismo, e a Indicação 57-2025, que solicita a implementação da Guarda Municipal para melhorar a segurança pública.
João Buranello Sobrinho apresentou diversas indicações, incluindo a Indicação 58-2025, solicitando a instalação de uma placa de “pare” no cruzamento da Rua São Caetano com a Rua São Cristóvão, para melhorar a segurança no trânsito. Ele também sugeriu melhorias em outros locais, como a Indicação 59-2025, que pede a manutenção do cruzamento entre a Rua São Cristóvão e a Rua São José, e a Indicação 69-2025, que solicita melhorias no bairro Vila Esperança II, com a implementação de calçamento e infraestrutura básica.
Luiz Timburi e Bruno Guazzelli apresentaram a Indicação 0060-2025, que sugere melhorias no kit lanche entregue a pacientes em tratamento fora do município, visando maior conforto e qualidade.
Anderson Lima fez diversas propostas voltadas para a saúde e o esporte. Ele sugeriu a Indicação 65-2025, que pede a seleção de participantes para o Programa Bolsa Atleta, a Indicação 66-2025, que propõe a ampliação do horário de funcionamento dos postos de saúde, e a Indicação 67-2025, que solicita reajuste nas diárias dos motoristas do departamento de saúde. Além disso, ele sugeriu palestras e cursos no Dia da Mulher, através da Indicação 68-2025, e a Indicação 74-2025, que solicita um valor adicional para motoristas que transportam atletas para outras cidades.
Bruno Guazzelli apresentou a Indicação 71-2025, que solicita a resolução do problema da falta de merendeiras nas escolas, e a Indicação 72-2025, que sugere melhorias nas caçambas e na coleta de pequenos entulhos no município.
As propostas têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, aumentar a segurança nas ruas, apoiar o esporte e a cultura, e promover a inclusão e a acessibilidade no município de Fartura.
O vereador Bruno Guazzelli também apresentou uma moção de homenagem ao ex-vereador Geraldo dos Santos Ribeiro e às famílias dos vereadores Benedito Prioli e Serafim Pereira Neto, pelos seis mandatos dedicados ao município. A moção propõe a realização de uma sessão solene para a entrega de certificados de reconhecimento pelo trabalho prestado à cidade.
Além das indicações, foram apresentados requerimentos que visam obter informações e realizar solicitações formais para o Executivo Municipal.
Entre os principais requerimentos, destaque para o Requerimento 23-2025, que solicita informações sobre o andamento do Programa Jovem Aprendiz Farturense, e o Requerimento 24-2025, que busca esclarecimentos sobre os critérios de seleção dos motoristas de transporte escolar. Outro requerimento, o Requerimento 25-2025, solicita um relatório sobre as condições de limpeza pública no município.
Na sessão da Câmara Municipal de Fartura, a ordem do dia foi composta por importantes projetos a serem discutidos. O primeiro item foi o Projeto de Decreto Legislativo 0001-2025, de autoria de João Alexandre Buranello Sobrinho, que concede o título de cidadão farturense ao reverendíssimo padre Carlos Eduardo Garcia Pedroso. O segundo item tratou do Projeto de Lei do Executivo 0008-2025, que institui o Programa Jovem Aprendiz Farturense e dá outras providências, o qual estava sob pedido de vistas. O terceiro item, o Projeto de Lei do Executivo 0010-2025, dispõe sobre as multas aplicáveis para casos de parcelamento irregular do solo no município de Fartura e também estava sob pedido de vistas. Por fim, o quarto item foi o Projeto de Lei Complementar do Executivo 0004-2025, que propõe alterações na Lei Complementar n.º 4, de 26 de março de 2009, que regulamenta o regime jurídico dos servidores públicos do município de Fartura, também sob pedido de vistas. A sessão seguiu com a análise e discussão de cada um desses projetos, de grande relevância para a cidade.
Com a apresentação de várias indicações, moções e requerimentos, além da discussão de projetos de lei, a 2ª Sessão Ordinária de 2025 da Câmara Municipal de Fartura demonstrou o compromisso dos vereadores em promover melhorias contínuas para a cidade. As propostas apresentadas serão acompanhadas de perto pela população e debatidas nas próximas sessões, com o objetivo de atender às demandas da comunidade e proporcionar qualidade de vida para todos os farturenses.
- Fartura