Na manhã de segunda-feira (22), os vereadores de Coronel Macedo se reuniram para uma sessão extraordinária, sob a presidência do presidente Joaquim Valdecir Garcia.
Na ocasião, eles votaram e aprovaram o Projeto de Lei Complementar n° 306/2022, que: “altera o piso salarial dos cargos efetivos de Enfermeiro I e Técnico de Enfermagem, ativos na administração pública municipal, nos termos da Lei nº 14.434, de 4 de agosto de 2022”.
Sendo assim o valor do cargo de Enfermeiro I – que atua 20 horas semanais fica estabelecido em R$ 2.700,00; o de Enfermeiro II – que atua 40 horas semanais fica em RS 4.750,00; e Técnico de Enfermagem – que atua 40 horas semanais em R$ 3.325,00.
“Os profissionais de enfermagem e seus auxiliares são responsáveis por viabilizar práticas sociais voltadas à promoção do bem-estar em todas as etapas do processo de saúde e doença. Por isso, é fundamental reconhecer a importância das atividades desenvolvidas por estes profissionais. As atribuições dos enfermeiros alcançam diversos parâmetros como prevenção, reabilitação da saúde e outras práticas, e tem a incumbência de realizar s socorros a pacientes em casos graves e de alto grau de complexidade. Seu trabalho é essencial no sistema de saúde em qualquer situação, no entanto, na pandemia do novo Coronavírus, a atuação dessas pessoas foi ainda mais relevante e necessária. Desde quando a doença chegou ao Brasil, enfermeiros e auxiliares de todo o país passaram a se dedicar ainda mais aos plantões. Ao mesmo tempo, muitos se afastaram da própria família para protegê-la, sem deixar de oferecer os melhores cuidados aos pacientes”, justificativa do projeto ser votado e aprovado.
- Coronel Macedo
- Região