Grupo de 35 pessoas da região de Bauru (SP) e São José do Rio Preto (SP) embarcaram na manhã desta quarta-feira (11) no aeroporto de Tel. Aviv com destino ao Rio de Janeiro. Esse é o segundo voo da operação de repatriação do governo federal.
A moradora de Bauru que estava em Jerusalém durante os ataques do grupo terrorista Hamas a Israel, embarcou na manhã desta quarta-feira (11), no horário de Brasília, de volta ao Brasil em um avião da Força Área Brasileira (FAB) com um grupo de 35 pessoas do interior de SP que viajavam com ela.
Em entrevista ao g1, a empresária Flávia Meire Silva Vidoto, que visitava o país a turismo, contou que já havia preenchido um formulário junto da embaixada brasileira e esperava um retorno sobre auxílio para a volta após terem os voos cancelados.
“Nos fomos contatados e marcaram um ponto de encontro onde tinha um ônibus com o pessoal do exército esperando a gente. Aí eles nos deram todas as instruções caso tivesse bomba ou algum ataque.”
Também está neste voo o padre brasileiro Fábio Vieira, da cidade de Novo Horizonte. Ele liderava um grupo de peregrinos que estava em Israel.
Enquanto realizavam o procedimento de embarque, um sinal foi acionado, o que fez com que o grupo fosse deslocado para o bunker do aeroporto.
“Quando estávamos no aeroporto, tocou a sirene e nós fomos para o chão e descemos para o bunker. Agora estamos no avião, com médicos aqui e uma equipe bem prestativa.”
O avião com equipes da Força aérea brasileira seguirá para o Rio de Janeiro (SP), onde o grupo já fretou um ônibus para trazê-los de volta ao interior de São Paulo.
O clima no avião é de muito alívio para o grupo, que tinha volta marcada apenas para o dia 13 de outubro e não tinha perspectiva de retorno após o cancelamento dos voos comerciais para o país.
“Nós estamos dentro do avião, graças a Deus, e todos bem.”
Em nota, a FAB confirmou a decolagem da aeronave, um KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), de Tel Aviv, Israel, às 12h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira. A nota diz ainda que há 214 brasileiros à bordo resgatados após os conflitos recentes.
"Neste voo, pela primeira ocorreu com o transporte de animais, sendo um cachorro e três gatos. O voo terá duração prevista de 14 horas, com previsão de chegada no Posto CAN da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), às 3h desta quinta-feira (12). A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo Governo Federal", completa.
Por Paulo Piassi*, g1 Bauru e Marília