O prefeito de Coronel Macedo, Betinho Veiga, a presidente do Fundo Social e primeira-dama Luana Ribeiro, vereador Joaquim Valdecir Garcia, coordenador de Gabinete, André Cruz, supervisora da Saúde, Catherine Tonon e Jeferson Cristiano (Piolho da Saúde) cumpriram na quinta-feira (13), agenda na capital paulista. Na ocasião, o chefe do Executivo participou do lançamento do projeto “Regionalização da Saúde de São Paulo” e acompanhou a assinatura da Carta de Cooperação Mútua com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, e demais autoridades estaduais.
Conforme o governador, a regionalização da Saúde é transformadora. “Regionalizar a Saúde em nosso Estado é o que vai trazer otimização, eficiência, fazer os recursos sobrarem, é isso que vai fazer a gente atender melhor nossa população”, destaca.
Desta forma, o programa de regionalização da saúde pretende inovar ao criar espaço para o diálogo, entendimento e negociação entre as três esferas no espaço regional. A proposta é somar recursos e esforços em prol da saúde da população. Para isso, o Governo de São Paulo definiu que os ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais se adequem às necessidades regionais, tornando realidade o princípio da descentralização do sistema de saúde.
O objetivo é melhorar o sistema que é responsável pela distribuição de pacientes para serviços do SUS, como consultas, exames e cirurgias, nas áreas de atendimento hospitalar e ambulatorial. Com a regionalização, o governo acredita que a regulação de vagas, não só para a Santa Casa, mas também para hospitais da região, vai se tornar mais rápida e eficiente.
- Coronel Macedo
- Geral