Um exemplo de cidadão democrático é o avareense Antônio Genez Parize, que aos 104 anos exerceu seu direito ao voto, indo já cedinho de domingo (30), votar na eleição que definiu nosso futuro presidente e governador de São Paulo, para o ano de 2023.
Circulou nas redes sociais, um vídeo do senhor Genez em sua chegada na escola “Coronel João Cruz”, que é seu colégio eleitoral. Apoiado em uma bengala e apresentando o título de eleitor aos mesários, ele cumpriu com seu dever de cidadão. Lembrando, que a partir dos 70 anos, o cidadão não é mais obrigado a votar.
Na seção em que vota, Antônio virou-se os mesários e disse: “feliz que nem um moleque”, arrancando sorrisos dos voluntários.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, Antônio faz parte dos 184.330 eleitores que possuem 100 anos ou mais em todo o Brasil.
SEU GENEZ
Seu Antônio Genez Parize trabalhou com alfaiate e juiz de cartório por 65 anos, segundo ele casando mais de 10 mil pessoas. Ele é viúvo e tem dois filhos (um mora em São Paulo e outro nos Estados Unidos).
Ele é uma inspiração na cidade, pois mesmo já centenário, frequenta academia do Centro Avareense, onde coleciona amigos.
Em 2018, aos 100 anos, um fato sobre o seu Genez chamou atenção, pois ele renovou sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na época, o idoso afirmou que sempre gostou de dirigir e ter independência.
- Avaré