A cidade de Avaré tem motivos de sobra para comemorar na quarta-feira, 15 de setembro, pois completa 160 anos de história, além de ser celebrado o dia da padroeira do município, a santa Nossa Senhora das Dores.
Avaré tem o status de Estância Turística, sendo um privilégio, pois apenas 29 municípios entre os 645 que compõem o estado de São Paulo, detém esse título.
E isso garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de “Estância Turística”, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
A cidade tem mais de 90 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE Cidades no ano de 2020 estava entre as 50 maiores cidades de porte médio do Estado de São Paulo, onde sua força econômica destaca-se no Vale do Paranapanema.
O município ainda é um Polo Comercial, onde moradores de toda a região costumam fazer compras em Avaré, que tem uma economia aquecida. Sendo que abrange uma média de 500 mil munícipes somando as cidades próximas, que sempre estão comprando em suas lojas e empresas. Tem ainda a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Avaré (Acia), uma das mais fortes no segmento do estado. Sendo que faz as promoções mais bem elaboradas e com prêmios excelentes.
A economia gira em torno da agricultura, pecuária, serviços e do turismo explorado às margens da Represa de Jurumirim. Na agricultura foi considerado nos anos 30 como a capital nacional do algodão. Até a grande geada de 1975 foi grande produtor de café. A pecuária é muito desenvolvida, a partir do ano de 2006 é visível o desenvolvimento das plantações de cítricos e de cana-de-açúcar pela instalação de uma usina de açúcar e álcool.
Avaré também é conhecida por sua ótima educação, onde conta com cerca de 10 faculdades, entre presenciais e EAD (Ensino à Distância). Entre elas tem: Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP), Faculdade Eduvale, Faculdades Integradas Regionais de Avaré (Fira), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), entre outras.
Ao todo dez municípios são limítrofes com Avaré, sendo: Borebi, Lençóis Paulista, Iaras, Pratânia, Itaí, Paranapanema, Botucatu, Itatinga, Cerqueira César e Arandu.
ADMINISTRAÇÃO
Atualmente Avaré é administrada pelo prefeito Jô Silvestre e vice-prefeita Bruna Silvestre, que estão no segundo mandato consecutivo.
A Câmara dos vereadores é presidida pelo parlamentar Flávio Zandoná, e tem ainda os seguintes edis eleitos pelo povo: Adalgisa Ward, Ana Paula do Conselho, Carla Flores, Carlos Wagner, Hidalgo de Freitas, Jairinho da Paineiras, Léo Ripoli, Luiz Cláudio Despachante, Magno Greguer, Marcelo Ortega, Isabel Dadário e Roberto Araujo.
- Avaré