Data foi celebrada com debate após filme, apresentações culturais e lançamento de folder informativo
O Dia Mundial da Síndrome de Down foi celebrado em Avaré com o lançamento do projeto “Cinema com Propósito”, a distribuição de folder informativo e atividades realizadas na Escola Estadual Matilde Vieira.
Comemorada em 21 de março, a data chama a atenção para a necessidade da inclusão do público-alvo em todas as esferas da sociedade.
A programação da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD) contou com a exibição do filme "O Filho Eterno", que apresenta os desafios da maternidade/paternidade diante da chegada de uma criança com deficiência.
A atividade aberta ao público realizada no dia 23 no Centro Cultural “Esther Pires Novaes” foi mediada pela psicóloga Verônica Reis, que falou sobre inclusão, direitos no ambiente escolar e na sociedade.
O evento marcou o início do projeto "Cinema com Propósito". O objetivo é exibir filmes com a temática da inclusão social, sempre com a participação de profissionais.
O projeto tem a parceria do curso de Psicologia da Faculdade Eduvale. O calendário de atividades será lançado em breve, informa a pasta.
Alunos de instituições de ensino, pessoas com Síndrome de Down e familiares participaram da edição, bem como técnicas das secretarias da Pessoa com Deficiência e Assistência Social de Cerqueira César e Iaras, respectivamente.
Folder informativo
Ainda no dia 21 de março, a SEDPD lançou o folder "10 coisas que todo mundo precisa saber sobre a Síndrome de Down" num evento realizado na Escola Matilde Vieira.
A programação organizada em parceria com o Grupo Down de Avaré e a instituição de ensino contou com apresentação do Projeto Guri, palestra com assistente social e falas de pais de pessoas com Síndrome de Down.