Fartura mostra conscientização e engajamento na luta contra o abuso e a exploração sexual infantil
Na segunda-feira, 29, Fartura recebeu Anna Luiza Calixto, uma jovem atibaiense com vasto conhecimento, que atua como escritora infantil e fundadora do projeto social "Os Cinco Passos". Anna ministrou palestras impactantes, abordando um tema crucial: o Dia 18 de Maio, conhecido como o "Movimento Nacional de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".
Anna falou para as crianças das Escolas Municipais João Batista de Oliveira e Professor Miguel de Góes Vieira, nos dois períodos do dia, e à noite, promoveu ação voltada para profissionais da rede especial de assistência social, educação e entidades. O encontro aconteceu no Anfiteatro da Escola Miguel de Góes Vieira.
A presença de representantes de diversos setores, como professores da rede municipal, membros do Poder Judiciário, Ministério Público, Poder Legislativo, Conselhos Tutelares, além de entidades filantrópicas como GAMA, OSAAF e APAE, evidencia a importância do assunto e a união de esforços em prol da proteção das crianças e adolescentes. A primeira-dama Dra. Débora Garcia acompanhou as palestras.
Anna Luiza compartilhou conhecimentos e informações relevantes sobre a gravidade do abuso e da exploração sexual infantil, bem como a importância de combatê-los e preveni-los. A palestrante destacou a necessidade de uma abordagem conjunta entre Educação, Saúde e Assistência Social, por meio de políticas públicas efetivas, a fim de construir uma sociedade que valorize e proteja seus membros mais preciosos.
“É responsabilidade de todos nós, enquanto sociedade, trabalharmos juntos na proteção e no cuidado de nossas crianças e adolescentes”, destaca o coordenador de Assistência Social, Luís Ricardo Leme, o Caco. A Assistência Social entregou brindes para os participantes da palestra, como bloco de anotações, caneta, panfletos, chaveiro e marca páginas com informações sobre a Campanha, com números dos canais de denúncia.
A Assistência também presenteou com livros do "Projeto Bem me quer" todos os alunos da rede, incluindo da Educação Infantil, entidades como GAMA, OSAAF e APAE, creches filantrópicas e escolas estaduais como Monsenhor José Trombi e Coronel Marcos Ribeiro. “Todas as crianças e adolescentes da rede receberam de brinde um chaveiro, com uma mensagem da Campanha e o número para denúncias, além de levar para dentro de casa todas informações.