Apenas um candidato a prefeito: eleitores de três cidades da região de Itapetininga só terão uma opção de voto nas eleições 2024.
Eleitores de três cidades da região de Itapetininga (SP) vão ter apenas uma opção de voto para as prefeituras nas eleições municipais marcadas para o dia 6 de outubro. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os municípios de Alambari (SP), Jumirim (SP) e Ribeirão Grande (SP) têm somente um candidato ao cargo de prefeito cada.
Outro ponto em comum nessas cidades é que os candidatos únicos à prefeitura já são conhecidos dos eleitores. Isso porque, nos três municípios, os únicos candidatos a chefes do Executivo são os atuais prefeitos, que tentam a reeleição.
Conforme o TSE, o prazo para apresentação dos pedidos de registro de candidatura já se esgotou. No caso de eleições majoritárias, nas quais basicamente ganha quem tiver a maioria dos votos, a única possibilidade de apresentação de outros candidatos é se houver substituição, que pode ser feita até 20 dias antes (16 de setembro), ou em caso de falecimento até a véspera do pleito.
Um voto e é eleito
De acordo com a legislação eleitoral, será considerado eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos (não computados os em branco e os nulos).
Mas há algumas particularidades: se for uma candidata ou um candidato único, somente o nome dela ou dele vai para a urna eletrônica. E, ainda que sejam registrados mais votos em branco ou nulos, a pessoa continua sendo eleita, pois, no cálculo, só são considerados os votos válidos.
Alambari
Em Alambari, 5.126 eleitores estão aptos a votar. A cidade tem um candidato a prefeito e 46 a vereador registrados para disputar as eleições de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Jumirim
Em Jumirim, há 2.473 eleitores aptos a votar. O município tem um candidato a prefeito e 28 a vereador registrados para disputar as eleições de 2024.
Ribeirão Grande
Ribeirão Grande tem 6.351 eleitores aptos a votar. Um candidato a prefeito e 47 a vereador foram registrados para disputar as eleições de 2024.
Por Carla Monteiro, g1 Itapetininga e Região