Aparelho Ortodôntico
Qual, quando e como usar? Muito mais que corrigir a posição dos dentes para fins estéticos, os aparelhos ortodônticos podem ter a importante função de melhorar a mastigação, a fala, a qualidade da respiração, entre outras.
As 4 categorias de aparelhos ortodônticos são:
- Preventivos: a finalidade aqui é evitar a chamada má-oclusão, a falta de encaixe perfeito entre as arcadas dentárias, que prejudica o desenvolvimento dos dentes.
- Interceptativos: a intenção é interromper processos da má-oclusão, com o objetivo de evitar problemas mais acentuados e eliminar as causas do problema.
- Corretivos: nesse caso, a má-oclusão já está estabelecida e o propósito é tratá-la com o auxílio de aparelhos mais complexos.
- Pré-protéticos: Tem como foco movimentar alguns dentes e assim possibilitar a confecção de próteses e implantes.
Você sabia que existem vários tipos de mordida?
Para te ajudar a identificar qual o seu tipo, listamos quais são e as características de cada uma delas:
- Mordida cruzada (ou invertida): quando encostamos os dentes de cima aos de baixo, e um ou mais dentes superiores ficam por dentro dos dentes inferiores, ou o contrário.
- Mordida aberta: ausência de contato entre os dentes superiores (de cima) e inferiores (de baixo).
- Mordida profunda (ou sobremordida): quando os dentes se encaixam de uma forma que a arcada superior “envolve” os dentes da arcada inferior.
- Apinhamento dentário (ou dentes tortos): quando o espaço na boca e na gengiva não suporta a quantidade de dentes que nasceram, criando “dentes encavalados”.
- Diastema: o contrário do apinhamento, ou seja, quando existe muito espaço na boca e os dentes não são suficientes para preenchê-lo.
Agora que você já conhece os tipos de mordida, caso tenha alguma dessas, conte conosco para ajudar a resolver seu problema.