Ao invés de pranchetas, agora os agentes de combate a endemias de Timburi vão utilizar tablets para registrar o trabalho de prevenção ao Aedes aegypti na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu os equipamentos para uso nas atividades de controle de doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika vírus. Objetivo é modernizar e otimizar o atendimento. O uso dessa tecnologia, aderida pelo Centro de Saúde de Timburi, também facilita o armazenamento de dados. Quando os profissionais chegam à unidade de saúde, sincronizam as informações com o sistema do Ministério da Saúde, via internet. Antes, as anotações eram feitas em um papel e posteriormente digitadas e compartilhadas com a plataforma do SUS.
Agente de Endemias – Rodrigo Lopes ressaltou que ficou muito mais fácil e ágil desenvolver os protocolos de serviços com o tablet. “A informatização dos dados permite a redução do consumo de formulários e agiliza o processamento das informações. Além do registro fotográfico de situações que geram risco para proliferação do Aedes Aegypti. Essa tecnologia vem para auxiliar o nosso trabalho. Gostaria de agradecer a administração municipal pelo apoio e respaldo que tem dado para nós do setor de Endemias”, afirmou Lopes.
É importante salientar que os agentes comunitários da saúde também receberam os tablets, para auxiliar nos serviços de atendimento á população timburiense.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Saúde