Veículo bateu em pilar de um viaduto no km 171 da SP-127 após, supostamente, ter apresentado pane mecânica. 10 pessoas morreram no local.
Pelo menos 10 pessoas morreram em um grave acidente envolvendo um ônibus na madrugada desta sexta-feira (5), no km 171 da Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127), em Itapetininga, no interior de São Paulo. Outras cinco pessoas tiveram ferimentos graves, 13 moderados e 24 leves. Veja ao final da reportagem mapa do local do acidente.
Ao todo, 52 pessoas estavam no ônibus. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (Hlob), em Itapetininga, para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e para o Hospital Adib Jatene, também em Sorocaba.
Conforme a assessoria do Hlob, 43 vítimas foram encaminhadas para a unidade, inclusive o motorista do coletivo. No último boletim divulgado à imprensa, o hospital informou que seis vítimas estavam em estado grave, cinco em estado estável, e outras 32 em estado leve. Já o CHS informou que recebeu uma criança de dois anos com ferimentos leves, e o tio dela, também com ferimentos leves.
Segundo a Polícia Civil, a primeira informação aponta que o volante do ônibus teria travado, o que teria ocasionado o acidente. A investigação será feita pelo 2º Distrito Policial de Itapetininga. O motorista do ônibus deve ser ouvido ainda nesta sexta-feira. Ele informou à Artesp que o veículo teria tido uma pane mecânica.
'Tudo muito rápido', diz sobrevivente de acidente
Conforme apurado pela TV TEM, os corpos das vítimas devem ser encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba.
Faixas bloqueadas e congestionamento
A faixa e o acostamento do sentido sul da rodovia foram bloqueados, e uma faixa do sentido Itapetininga também foi fechada para o trânsito. O trecho foi liberado por volta das 8h20 e o veículo foi retirado para o canteiro central.
O ônibus saiu da cidade de Itapeva e tinha como destino a cidade de Aparecida. O veículo pertence a uma empresa de fretamento, a Onix Turismo.
Ao g1, a Onix informou que o motorista é funcionário da empresa. Também disse que o ônibus tem capacidade para 54 pessoas e foi fretado por um grupo religioso de Ribeirão Branco (SP) para realizar a viagem até Aparecida.
Por telefone, a empresa informou que o grupo costuma fazer a mesma viagem todos os anos e que todos se conheciam. Reforçou também que está prestando atendimento às famílias, e que já acionou o seguro.
Por Carla Monteiro, Júlia Martins, Larissa Pandori, g1 Itapetininga e Região