Na manhã desta quinta-feira, dia 21/12, a Polícia Civil deflagrou a “Operação Perseu” em Piraju, com o intuito de combater o tráfico de drogas, a associação para a prática dessa modalidade criminosa, bem como a lavagem de dinheiro.
Durante a operação, foram executados mandados de busca e apreensão em oito residências da área investigada, que resultaram na prisão em flagrante de dois homens por tráfico e na apreensão de porções de maconha (inclusive pés da planta), crack, cocaína e até drogas sintéticas em comprimidos. Outros três indivíduos foram detidos por porte de entorpecentes e vão responder em liberdade.
Segundo a Polícia Civil, o total de drogas apreendidas atingiu a marca de mais de 1,7 quilos, sendo a maior parte maconha, fato que destaca a dimensão da operação e a eficácia das ações policiais de investigação conduzidas pela Delegacia de Piraju.
Foram apreendidos ainda telefones celulares, balanças de precisão, sacos plásticos utilizados para acondicionar maconha, cadernos com anotações alusivas ao tráfico, além de R$ 2,5 mil em espécie, valor que, segundo os policiais, foi obtido com o comércio ilícito de substâncias entorpecentes.
Os dois suspeitos estão agora à disposição do Poder Judiciário e aguardam audiência de custódia. Caso a privação de liberdade seja mantida, com a conversão do flagrante em prisão preventiva, está prevista a transferência dos mesmos para unidades do sistema penitenciário localizadas na região.
A ação contou com a participação de policiais civis de Piraju e de cidades da região, como Fartura, Itaporanga, Sarutaiá, Taquarituba e Tejupá, bem como equipes das Delegacias de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) e Investigações Gerais (DIG) de Avaré. Integrantes da Guarda Civil do município de Itararé, com cães farejadores, também prestaram apoio às ações. No total, 39 policiais e 16 viaturas foram empenhados na operação.
A “Operação Perseu” é desdobramento de ações investigativas realizadas pela Delegacia de Polícia de Piraju nos anos de 2021, 2022 e 1º semestre de 2023. No contexto desse trabalho, na época, foram apreendidos cerca de 50 quilos de drogas, uma metralhadora, bem como efetuada a prisão de 15 pessoas.
ESTRATÉGIA - A operação policial deflagrada hoje recebeu o nome “Perseus”, em alusão ao semideus da mitologia grega que, estrategicamente equipado com um capacete e escudo, venceu a famosa batalha contra a Medusa. O batismo da operação reflete a aplicação de técnicas e estratégias pela Polícia Civil, mirando dificultar a percepção da chegada dos policiais aos pontos-alvo para cumprimento de mandados de busca.
Assim como o herói mitológico tornava-se invisível aos olhos da sua oponente, os policiais buscaram a eficácia por meio de táticas que visavam surpreender os alvos. A escolha do nome “Perseus” não apenas adiciona um fator simbólico à ação policial, mas destaca a importância da estratégia e da surpresa nas ações de cumprimento de mandados.
A operação, que obteve êxito graças à implementação dessas práticas, ressalta a determinação da Polícia Civil em superar desafios e atingir seus objetivos.
Informações: Setor de Comunicação Social da Delegacia Seccional de Polícia de Avaré
- Piraju
- Polícia