Este mês é marcado também pela Campanha “Agosto Dourado”, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Desta forma, a Coordenadoria de Saúde está mobilizada e, promove rodas de conversa e palestras com as futuras mamães cadastradas na rede. No ESF Bela Vista, na sexta-feira, 2 de setembro, às 13h, haverá palestra com a psicóloga Daniela Viana, sobre “Vínculos afetivos maternos”. Também acontecerá distribuição de brindes, que estão sendo arrecadados pela equipe, junto aos funcionários do posto e do comércio local. As gestantes das outras unidades de Saúde também podem participar.
A importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças é tema da campanha Agosto Dourado, criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.
#Saúde #Amamentação #AgostoDourado #Fartura #Prefeitura #CuidandoDaNossaGente