Primeiramente serão imunizados os animais da zona rural e, depois, da urbana. Isso se deve ao maior contato dos cães e gatos com morcegos, que atualmente transmitem a Raiva no Estado de São Paulo
A equipe da Vigilância Sanitária (VISA), de Fartura, informa que a partir de segunda-feira, 24 de maio, a vacinação contra a Raiva Animal chegará aos Bairros Bortotti e Guaiuvira. A Campanha de Vacinação Antirrábica, comunitária, foi suspensa pela Secretaria Estadual da Saúde, que seguiu recomendações do Ministério da Saúde, visando a redução do risco de contágio pela Covid-19, entre os humanos e desta forma, as equipes estarão passando de casa em casa.
De acordo com o supervisor da VISA, Mauro Bueno, a imunização está sendo realizada conforme envio de doses pelo Governo do Estado de São Paulo. “Dependemos da chegada dos imunizantes e de um cronograma específico, definido pela equipe de Avaré”, salienta. Primeiramente serão imunizados os animais da zona rural e, depois, da urbana. Isso se deve ao maior contato dos cães e gatos com morcegos, que atualmente transmitem a Raiva no Estado de São Paulo.
O supervisor esclarece que os moradores devem ficar tranquilos, pois a equipe passará em todas as casas do município, vacinando os animais. Para mais informações, basta entrar em contato pelo (14) 3308-9402.
Demais ações da VISA
Mauro lembra a todos que a equipe da VISA desempenha outras funções, como inspeções. Nesta semana a ação foi realizada no Polo Covid; nos Programas Estratégias Saúde da Família do município, sendo ESF São Caetano, Vila Nossa Senhora de Fátima e Bela Vista; OSAAF; comércios de bebidas; confecções; lojas de conveniência e lanchonetes; em quiosques e trailers e em cabeleireiros. A equipe emitiu licença de funcionamento de estabelecimentos de Saúde e coleta de amostra de água da Sabesp para envio ao Laboratório Adolf Lutz, para análise.
Disque Denúncia
A Prefeitura, por meio da VISA, trabalha efetivamente para que todas as determinações do Plano São Paulo sejam cumpridas. Para isso, disponibiliza o Disque Denúncia - Combate ao Coronavírus que é o (14) 99673-1090. Segundo o coordenador Mauro Bueno, o canal de denúncias funciona 24 horas por dia.