Fartura me ensinou. Leia, você vai gostar...
Escrevi há dias , que sorrir faz bem ao coração, a gente fica menos enrrugado, acrescenta vários anos a nossa faixa etária. Passarei a relatar dois causos que um dia ouvi, que um dia contei em minhas aulas de História e sei que muita gente vai se lembrar e peço desculpas se você não sorrir, mas tente, vale a pena...
O trem que só chegava atrasado.
Na cidadezinha do interior , no tempo da Maria Fumaça, todo dia, todo mês, todo ano, o trem vindo da capital chegava atrasado: duas horas, quatro horas, dezoito horas, nunca chegava mais ou menos no horário(parece até com algo que hoje acontece nos nossos aeroportos e qualquer semelhança é pura coincidência...). A cidade era turística e o prefeitos viviam reclamando à ferrovia, reclamando ao governo, reclamando à ONU (também não vamos exagerar...).
Um dia, sempre tem um dia, o Chefe da Estação próxima da cidadezinha turística telefonou ao prefeito e deu-lhe uma notícia alviçareira: O trem vindo da capital, que sempre chegava com várias horas de atraso, estava chegando no horário, precisamente às 15:00h.(aqui vai uma lembrança : no tempo que o Estado de São Paulo tinha ferrovias(passageiros) , existia a COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADA DE FERRO, onde as suas composições pautavam sempre pela pontualidade, mas isto é outra história) . Voltemos ao trem que ao contrário, só chegava atrasado e agora estava chegando em cima do horário. O Prefeito convocou os vereadores,as escolas, a imprensa, a rádio FM , o povo em geral, a banda de música e com bandeirolas e rojões saudavam a chegada do trem pontual, algo assim sensacional , ocorrência como apregoam as nossas televisões, ... inédita!!!
Dentro desse espírito festivo, o povo se esqueceu de suas desavenças, sãopaulinos,palmeirenses ,corintianos trocavam efusivos abraços, o prefeito puxou do bolso um enorme improviso , quando para surpresa geral, o trem já parado, o maquinista da composição, suado e ofegante, carregado pelos vereadores e estudantes e pelos jogadores do time de futebol local, convidado a discursar e explicar como havia conseguido tal proeza, simplesmente afirmou que estava ocorrendo um grande equívoco, pois o trem estava tão somente 24 horas atrasado.
Faculdades de Direito, algumas de nosso Estado de São Paulo estão diminuindo o número de vagas em decorrência da formação de profissionais em grande número, sem a mínima condição de exercerem aquilo para o qual se formaram . (publ.nos jornais de São Paulo e região).
Mas não é só nas faculdades de Direito que está ocorrendo o acima citado; em outras faculdades : de Educação, Medicina, Odonto , etc...e muitas escolas de primeiro e segundo graus também o fato está acontecendo. Precisamos cuidar melhor de nossas escolas, de nossos professores ( aqui deixo um apelo aos políticos : cuidem de nossos aposentados, um dia vocês chegam lá.)
Vejamos agora o segundo causo : A Secretaria de Educação recebeu queixa que estava de mal a pior, o ensino de português em escolas do interior e marcou uma prova de verificação . Foi escolhida a melhor escola da cidade e no dia aprazado, lá estavam o Supervisor, o Diretor e o Professor. A prova foi aplicada aos alunos da classe mais adiantada e o professor colocou bem na primeira fila, Pedrinho o melhor aluno.
Percorrendo a sala de aula, o professor verificou que havia um erro na prova de Pedrinho e , disfarçando e falando bem baixinho, apontando com o dedo, disse ao aluno : - não é assim qui se inscreve.
O diretor que estava sentado na frente, ouvindo a correção do professor, disse ao mesmo : - não é assim que si correge . O supervisor que estava atento, postado na porta de entrada, ao ouvir a censura do diretor, falou baixinho: vou imbora, antes que as coisa pioreie mais.
Bom dia. Professor Dijalma