Toda criança precisa fazer selante nos dentes?
O selante dental está indicado principalmente para as crianças que apresentam um maior risco de cárie. O risco é determinado pelo odontopediatra com base em diversos parâmetros como: história pregressa de cárie , na dieta do paciente, nos seus hábitos, na anatomia do dente a ser selado, entre outros fatores.
O selante dentário é um revestimento fino de resina aplicado às superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos dentes posteriores (dentes do fundo). Esses dentes são os molares e pré-molares, os quais têm uma anatomia com diversos sulcos e fossas, para melhor trituração dos alimentos, que podem gerar maior dificuldade de higienização desses dentes, comparados com os dentes anteriores, que têm faces mais lisas, e estão localizados em região de mais fácil acesso.
O procedimento é indolor, não exigindo o uso de técnicas anestésicas. Para realizar, o dentista inicia com uma limpeza prévia do dente a ser selado, para remoção da placa e resíduos de restos alimentares. Sob uma técnica de isolamento (para evitar contato do material com saliva), é realizado um condicionamento ácido para em seguida, realizar a aplicação do selante, numa superfície com maior micro retenção
Os selantes têm efeito protetor, contribuindo para prevenção da cárie dental. Esses materiais têm mecanismos de liberação de flúor na superfície dental aplicada e também preenche as irregularidades da superfície, diminuindo a retenção de resíduos ou profundidade dos sulcos e facilitando a higienização da área selada.
A prevenção é sempre o melhor plano. A aplicação de selante é um procedimento com excelentes benefícios e uma ótima medida de prevenção quando bem indicado. No entanto, é importante reforçar que seja um dente selado, ou não, os cuidados quanto aos hábitos de escovação e o uso do fio dental são imprescindíveis.