O vice-prefeito Anderson Solé e a Secretária de Turismo Ana Maria participaram na manhã da última quarta-feira (25) do primeiro evento oficial da governança do Angra Doce realizado na cidade de Carlópolis (PR). Estiveram no encontro, representantes dos cinco municípios do estado do Paraná e 10 do estado de São Paulo. Foram abordados temas voltados a Pesca Esportiva e Profissional e sua Normatização, com o secretário adjunto Jairo Gund do Ministério da Pesca e Aquicultura.
“O grupo que trabalha o projeto Angra Doce está discutindo formas de estimular o potencial turístico da região. Temos muitas belezas naturais e muitas opções para oferecer aos turistas. A formalização desta governança em âmbito federal, visa discutir os assuntos pertinentes aos municípios lindeiros a Represa Xavantes. A Governança do Angra Doce Federal tem como intuito ser uma ferramenta de fortalecimento e gestão aplicada, visando utilizar a atividade turística como instrumento de desenvolvimento econômico através do Turismo na nossa região”, mencionou o vice-prefeito Anderson Solé.
No encontro ainda foram abordados os investimentos e o Potencial do Angra Doce. É oportuno enfatizar que o Projeto do Angra foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região por meio do turismo, o que garante a conservação dos recursos naturais. Além de fomentar os negócios sustentáveis, bem como viabilizar a manutenção da infraestrutura adequada para o interesse turístico. A primeira área especial de Interesse Turístico Federal do Angra Doce foi instituída pela Lei Nº 13.921, de 04 de novembro de 2019, situada no Reservatório Xavantes, e é composto por 15 municípios.
Com foco principalmente no turismo náutico e de natureza, a região integra também outros segmentos, como o turismo religioso, com a Rota do Rosário, Caminho das Águas e o turismo rural, a partir da Rota do Café. Angra Doce abrange cinco municípios paranaenses (Ribeirão Claro, Carlópolis, Jacarezinho, Siqueira Campos e Salto do Itararé) e dez paulistas (Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Piraju, Ourinhos e Timburi).
“Acreditamos que o turismo é um elemento importante para a retomada econômica, porque é uma maneira barata de gerar empregos. Timburi quer se posicionar fortemente no turismo náutico, rural e de aventura, que deve ser retomado no pós-pandemia. Já temos planejado alguns eventos com o total apoio do prefeito Silvio Polo, para de forma segura projetar o calendário de atividades turísticas no município”, comentou a secretária de turismo Ana Maria.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região