A Escola Estadual Alberto Pereira de Almeida ficou destelhada e precisou ser interditada. Já na Doroty David Muzel, uma sala ficou danificada e também foi fechada; a parte não afetada funciona normalmente, informou a escola. De acordo com a Defesa Civil, foram registradas rajadas de vento de 43 km/h.
Um temporal atingiu Itaberá (SP) e provocou estragos no fim de semana. De acordo com a Defesa Civil do Estado, mais de 40 casas ficaram destelhadas e 15 árvores caíram. Não há relatos de pessoas feridas, desabrigadas ou desalojadas.
Nos últimos três dias foram 42 milímetros de chuva, quase um terço do esperado para o mês todo de novembro, que é de 130 milímetros. Esse volume, em três dias, é considerado normal para essa época, de acordo com o Ciiagro.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, foram registradas rajadas de vento de 43 km/h. Apesar das quedas de árvores e destelhamentos, não houve a necessidade de retirar os moradores, que estão sendo acompanhados pela Defesa Civil.
Na Vila cruzeiro, a Escola Estadual Alberto Pereira de Almeida foi parcialmente destelhada e parte da estrutura ficou comprometida. Por isso, a escola foi interditada e os alunos vão receber as atividades para serem feitas em casa. Não há previsão de retorno das aulas presenciais.
Na escola estadual Doroty David Muzel, na Vila Dom Silvio, uma sala de aula também foi interditada por causa de destelhamento. As aulas dessa sala também foram suspensas. O restante da unidade funciona normalmente.
Sobre a situação das escolas, a Diretoria de Ensino de Itararé informou que uma equipe da Fundação para o Desenvolvimento da Educação já está fazendo a vistoria nos locais para avaliar as intervenções necessárias.
Os estudantes da escola Alberto Pereira realizam as aulas de forma remota e, nos próximos dias, serão temporariamente transferidos para a escola Leôncio Pimentel. As aulas da escola Doroty David Muzel são realizadas na própria unidade em locais não afetados.
No Jardim Cruzeiro, no ginásio de esportes Zincão, houve desabamento de um muro e abalo na estrutura de sustentação do telhado. O local passou por vistorias técnicas e também foi interditado. De acordo com a Defesa Civil, serão feitas novas vistorias e há previsão de obras emergenciais.
A empresa Elektro, responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade, informou que equipes da concessionária atuaram após a forte chuva e que, no sábado (2), há apenas casos pontuais, principalmente na zona rural.
O g1 não conseguiu contato com a Prefeitura de Itaberá até a publicação desta reportagem.
Por g1 Itapetininga e Região