No município de Taguaí o combate à dengue começa com o monitoramento dos casos notificados. A partir dessas informações, a equipe da Vigilância Epidemiológica realiza o mapeamento das áreas mais afetadas, dessa forma fica mais fácil a identificação dos focos da doença e assim são direcionamos ações de forma estratégica.
Segundo o setor da Saúde, através do mapeamento são intensificadas as visitas onde há maior risco, com objetivo de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, como recipientes com água parada, pneus e caixas d’água abertas.
Outra ação importante é a nebulização e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Fabíola explica: “Assim que identificamos casos positivos, nebulizamos os quarteirões próximos a casa do paciente positivo, essa ação reduz o risco de mosquitos saudáveis entrar em contato com pessoas doentes e espalhar o vírus”.
“Essa estratégia torna nosso trabalho mais eficiente e contribui para conter a dengue. A colaboração da população na eliminação de focos é fundamental para manter a cidade protegida”, finalizou Fabíola.
- Taguaí